Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRobles, Mariana Pelissari
dc.date.accessioned2020-11-24T19:40:25Z-
dc.date.available2020-11-24T19:40:25Z-
dc.date.issued2018-08-30
dc.identifier.citationROBLES, Mariana Pelissari. O Estado da Arte em Experimentação no Ensino de Ciências: um panorama baseado na análise de artigos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22060-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to evaluate how important is the experimentation in science teaching based on a bibliography study, kind of "State of knowledge" elaborated from a list of carefully selected and systematically analyzed academics articles, in whose content are presented the justifications in a individually and collectively way from each author about this topic. Nowadays in the Science Teaching, the theory and practical are introduced to students as a divided and distorted parts, which causes losses of quality and meaning in the learning process. The experimentation during the classes must be not used to increase the interest of the students in science, but it exceeds this obstacle and it is a part of several drives into teaching and learning process. For this reason, this theme has been getting more and more interest in researchers, teachers and all the people focus on the education studies, and state-of-the-knowledge researches contributes to enhance the current understanding about this area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectSearching, Bibliographicalpt_BR
dc.subjectArt in educationpt_BR
dc.subjectScience - Methodologypt_BR
dc.titleO estado da arte em experimentação no ensino de ciências: um panorama baseado na análise de artigospt_BR
dc.title.alternativeState of knowledge in experimentation on science teaching: an overview based on bibliography analysespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática principal verificar a importância da Experimentação para o Ensino de Ciências a partir da revisão bibliográfica, tipo estado da arte, de um compilado de artigos criteriosamente selecionados e sistematicamente analisados, onde são apresentadas as justificativas dos autores, sobre essa linha de pesquisa, de forma individual e coletiva. No Ensino de Ciências, ainda nos dias atuais, a experimentação e teoria são apresentadas aos alunos de modo fragmentado e distorcido, dificultado um aprendizado de qualidade e significativo. A experimentação durante as aulas, não deve ter sua importância vinculada somente a despertar o simples e ingênuo interesse dos alunos pela Ciências, mas sim transcender essa barreira participando com inúmeras vertentes do processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo esse tema vem despertando cada vez mais interesse em pesquisadores, professores e demais pessoas ligadas a áera da educação, e pesquisas do tipo estado da arte contribuem para melhorar o entendimento sobre a situação atual do conhecimento nessa área.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo
dc.contributor.referee3Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estadoarteexperimentacaoensino.pdf910,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.