Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22064
Título: Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos
Título(s) alternativo(s): Didactic transposition in science education: water quality and management of water resources
Autor(es): Yamashita, Michele Emy
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Água - Qualidade
Abastecimento de água
Ciência - Estudo e ensino
Water quality
Water-supply
Science - Study and teaching
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: YAMASHITA, Michele Emy. Transposição didática no ensino de Ciências: qualidade de água e manejo de recursos hídricos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A transposição didática pode ser uma ferramenta interessante para a alfabetização científica, na medida em que possibilita a adaptação de pesquisas científicas reais para o ambiente pedagógico. O objetivo desse trabalho é propor uma transposição didática possível dentro do tema de qualidade de água e manejo de recursos hídricos. Para tanto, foi escolhido o terceiro maior sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), responsável pelo abastecimento de bairros da zona sul e sudoeste da RMSP: o sistema Guarapiranga. De acordo com a literatura, a represa Guarapiranga apresenta sinais de degradação da qualidade da água, com altos teores de nitrogênio, fósforo e clorofila a. Tais dados apontam para a necessidade de planos estruturais de longo prazo que visem solucionar as causas da eutrofização, além de planos de esgotamento sanitário, habitação e conscientização. Com a utilização de kits disponíveis no mercado, alunos e professores podem analisar variáveis limnológicas sem a necessidade de equipamentos de alto custo e especialização técnica, o que torna a proposta viável e atraente para o ensino de Ciências.
Abstract: Didactic transposition can be an interesting tool for scientific literacy, as it allows the adaptation of real scientific research to the pedagogical environment. The objective of this work is to propose a possible didactic transposition within the theme of water quality and water resources management. To this end, the third largest water supply system of the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP) was chosen, responsible for supplying neighborhoods in the south and southwest of the RMSP: the Guarapiranga system. According to the literature, the Guarapiranga dam shows signs of degradation of water quality, with high levels of nitrogen, phosphorus and chlorophyll a. These data point to the need for long-term structural plans aimed at solving the causes of eutrophication, as well as plans for sanitary sewage, housing and awareness. With the use of kits available in the market, students and teachers can analyze limnological variables without the need for expensive equipment and technical expertise, which makes the proposal feasible and attractive for teaching science.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22064
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
transposicaodidaticaqualidadeagua.pdf645,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.