Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22069
Título: Segundo Phillippe Perenoud, quando há a inserção de alunos com transtorno do espectro Autista (TEA)
Título(s) alternativo(s): According to Phillippe Perenoud, when there is the insertion of students with Autism spectrum disorder (TEA)
Autor(es): Cocolichio, Levi
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Autismo em crianças
Inclusão escolar
Eficácia no ensino
Autism in children
Mainstreaming in education
Effective teaching
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COCOLICHIO, Levi. Segundo Phillippe Perenoud, quando há a inserção de alunos com transtorno do espectro Autista (TEA). 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A atuação do professor em sala de aula, cada vez mais lhe é solicitado novas estratégias em razão da demanda de trabalho, no decorrer das diferentes propostas educacionais permeado pelo seu contexto histórico. A escola e viva, tendo objetivos diferentes e ao mesmo tempo sendo produto de filosofias educacionais. Atualmente a inclusão de um público antes na marginalidade, o aluno especial entre eles o de TEA, gera um novo posicionamento diante do ensino aprendizagem. Necessitando uma postura diferenciada (adequada) entre os públicos alvos. Assim se questiona se as competências elencadas ao profissional com base na teoria das competências de Philippe Perenoud, produz realmente um professor apto a oferecer o produto (ensino), com qualidade? O professor de Ciências está adequado a esse novo perfil? Neste trabalho se busca responder quais competências o professor apresenta comparado a teoria de Phillipe Perenoud, e a base teórica pedagógica a que sustenta ao trabalho para o novo público.
Abstract: The performance of the teacher in the classroom is increasingly being asked for new strategies due to the demand for work, in the course of the different educational proposals permeated by its historical context. The school is alive, having different goals and at the same time being the product of educational philosophies. Currently the inclusion of an earlier public in marginality, the special student among them the one of TEA, generates a new positioning before the learning teaching. Needing a differentiated (appropriate) posture among target audiences. Thus, it is questioned if the competences listed to the professional based on the theory of competences of Philippe Perenoud, really produces a teacher able to offer the product (teaching), with quality? Is the science teacher fit this new profile? This paper aims to answer which competences the teacher presents compared to Phillipe Perenoud theory, and the pedagogical theoretical base that he supports when working for the new public.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22069
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
phillippeperenoudinsercaoalunos.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.