Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075
Título: Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica
Autor(es): Paz, Taianna de Campos
Orientador(es): Pires, Emerson Luis
Palavras-chave: Educação ambiental
Ciência - Estudo e ensino
Ciências ambientais
Environmental education
Science - Study and teaching
Environmental sciences
Data do documento: 27-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PAZ, Taianna de Campos. Análise da abordagem de conteúdo ambiental em livros didáticos da rede pública no ensino fundamental II - enfoque na agricultura orgânica. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2018.
Resumo: O trabalho foi feito através de uma pesquisa qualitativa e análise do material didático de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), em duas escolas da rede pública, uma Municipal e uma Estadual, no Município de Aguaí/SP. Os materiais analisados na pesquisa foram um caderno de orientações da secretaria de educação do Estado de São Paulo e dois livros do roteiro do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2017. A pesquisa baseia-se na análise do conteúdo ambiental e produção/alimentação de qualidade, apresentados e discutidos nos materiais didáticos utilizados e a maneira que o conteúdo é abordado nas salas de aula. Partimos da ideia de que pode-se elevar o nível do conteúdo relacionado ao tema nas redes públicas de ensino, incentivando a mudança de hábitos e melhoria na qualidade de vida dos alunos, no contexto meio ambiente. Os resultados mostraram que muito ainda precisa ser feito para debater e praticar essas mudanças. A comunidade escolar deve exigir, participar e discutir seus interesses e objetivos em relação à sociedade que vivem e aquela que pretendem viver nos próximos anos. Conclui-se também que é de grande valia trabalhos/projetos deste tipo para propor a elaboração de alternativas didáticas contextualizadas ao tema.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22075
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseambientallivrosdidaticos.pdf480,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.