Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22080
Título: A utilização de tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem de Matemática
Título(s) alternativo(s): The Use of Emerging Technologies at the Service of Mathematical Learning
Autor(es): Silverio, Willian Costa
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
Software gratuito
Mathematics - Study and teaching
Mathematics teachers
Open source software
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVERIO, Willian Costa. A Utilização de tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem de matemática. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) -Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho propõe investigar a utilização de novas tendências na utilização de softwares educacionais para aplicação em sala de aula no ensino da Matemática pelos professores. Os softwares educacionais como instrumento de ensinoaprendizagem auxiliam na diminuição das dificuldades de aprendizagem da Matemática enfrentadas pelos alunos do Colégio Francano da cidade de Franca, especificamente nas séries do Ensino Fundamental II. Para a pesquisa, foi feito um estudo de várias obras que discutem o uso de tecnologias digitais, além de trazer alguns softwares educacionais para o ensino da Matemática e informações consideráveis ao leitor. O procedimento metodológico utilizado para coleta de dados foi um questionário estruturado, direcionado aos participantes da palestra, aplicado no primeiro semestre de 2018. Os resultados obtidos com base nas questões respondidas pelos sessenta participantes permitem inferir que os professores de Matemática, na sua maioria, não utilizam softwares educacionais como facilitador da aprendizagem de conteúdos matemáticos, fato que poderia ser repensado uma vez que foi observado que os alunos apresentam dificuldades de aprendizado nesta disciplina. Acredita-se que esta pesquisa contribui de forma reflexiva para a importância do uso de recursos tecnológicos na prática docente, como esses recursos vêm sendo utilizados por alguns professores, as concepções dos alunos acerca do aprendizado da Matemática, e sua melhor utilização para um aprendizado significativo e interessante para os mesmos.
Abstract: This work proposes to investigate the use of new trends in the use of educational software for classroom application in the teaching of Mathematics by teachers. Educational software as a teaching-learning tool helps to reduce the learning difficulties of Mathematics faced by the students of the Francano College of the city of Franca, specifically in the series of Elementary School II. For the research, a study was done of several works that discuss the use of digital technologies, besides bringing some educational software for the teaching of Mathematics and considerable information to the reader. The methodological procedure used for data collection was a structured questionnaire, addressed to the participants of the lecture, applied in the first semester of 2018. The results obtained based on the questions answered by the sixty participants, allow to infer that the teachers of Mathematics, in the most of them do not use educational software as a facilitator of learning mathematical content, a fact that could be rethought since it was observed that students present learning difficulties in this discipline. It is believed that this research contributes in a reflexive way to the importance of the use of technological resources in teaching practice, how these resources are being used by some teachers, students' conceptions about learning mathematics, and their best use for meaningful learning and interesting for them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22080
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaotecnologiasaprendizagemmatematica.pdf962,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.