Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082
Título: Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública
Título(s) alternativo(s): Importance of experimental activities on efective learning of students from state highschools
Autor(es): Loureda, Oswaldo Barbosa
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Ciência - Experiências
Aprendizagem experimental
Escola
Science - Experiments
Experiential learning
Schools
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOUREDA, Oswaldo Barbosa. Impacto da prática experimental na aprendizagem efetiva de alunos do ensino médio da rede pública. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O uso de práticas experimentais no ensino de ciências é uma temática de grande relevância, pois existem indícios de grande impacto sobre a aprendizagem nas ciências exatas, ainda porém sem comprovação quantitativa. No Brasil esse tema ainda é pouco abordado, mas tem repercussão nacional em se tratando de estratégias que possam contribuir com a DCN. Nesse trabalho foi objetivado a comprovação quantitativa do impacto de uma determinada prática experimental em uma dada turma de alunos do EM, usando como base alguns autores nacionais que promovem o uso de experimentos de sucata nas salas de aula. Por meio de uma aula teórica, aplicação de um questionário, execução de uma prática experimental e posterior aplicação de um novo questionário pós experimento, foi verificada por meio do desempenho nos questionários que a prática experimental aumentou o nível de compreensão dos alunos, evidenciando um aprendizado mais efetivo, onde os aumentos de desempenho variaram de 15% até 35% em relação ao questionário prévio.
Abstract: The use of experimental practices in the teaching of sciences is a topic of great relevance because there are many indications of great impact on the learning in sciences. In Brazil this theme is poor discussed yet, but it has national repercussion in dealing with strategies that can contribute to the DCN. In this work, was objectified the quantitative proof of the impact of a given experimental practice on a given group of high school students. By means of a theoretical class, application of a questionnaire, execution of an experimental practice and subsequent application of a new questionnaire after experiment, was verified through the performance in the questionnaires that the experimental practice increased the level of understanding of the students, evidencing a more effective learning, where the performance increases varied from 15% to 35% in relation to the previous questionnaire.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22082
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
impactopraticaexperimentalaprendizagem.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.