Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084
Título: | Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Qualitative study of the teaching conception of a municipal school of Rio Claro-SP regarding the use of experiments in the discipline of Sciences in the first stage of Elementary School |
Autor(es): | Silva, Luciana Bianco da |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Professores Estudantes Aprendizagem experimental Teachers Students Experiential learning |
Data do documento: | 25-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Luciana Bianco da. Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo principal investigar se os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental utilizam os experimentos em sala de aula. Busca-se nesta investigação examinar se o professor utiliza os experimentos para desenvolver conhecimentos dos alunos ou para consolidação de conceitos da disciplina de Ciências já estudados durante as aulas. Pretende-se verificar a importância de experimentos para ensinar Ciências nessa etapa de ensino, visto que faz-se necessária a contextualização do conteúdo para uma melhor compreensão da teoria apresentada pelo professor. As atividades práticas durante as aulas faz com que o aluno interaja com o objeto de conhecimento e observe o quão a Ciência faz parte de sua rotina diária. A prática experimental tem um papel mais amplo do que se imagina, pois desenvolve nos alunos maior interesse e motivação, além de despertar habilidades e competências que serão melhores aproveitadas na construção e desenvolvimento pleno do ser humano. |
Abstract: | The present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of the discipline of science already studied during the lessons. It is intended to verify the importance of experiments to teach science in this stage of teaching, since it is necessary to contextualize the content for a better understanding of the theory presented by the teacher. The practical activities during the classes cause the student to interact with the object of knowledge and observe how science is part of their daily routine. Experimental practice has a wider role than one imagines, since it develops in students a greater interest and motivation, as well as awakening skills and competences that will be better used in the construction and full development of the human being. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudodocenterioclaro.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.