Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22087
Título: O uso de diferentes estratégias no processo ensino aprendizagem em Ciências: um estudo sobre fósseis com alunos do ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): The use of different strategies in the teaching-learning process in Sciences: a study on fossils with middle school students
Autor(es): Figueiredo, Juliana Nogueira
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Hipótese
Fósseis
Escolas
Hypothesis
Fossils
Schools
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FIGUEIREDO, Juliana Nogueira. O uso de diferentes estratégias no processo ensino aprendizagem em Ciências: um estudo sobre fósseis com alunos do ensino fundamental II. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a efetividade de duas estratégias de ensino que foram aplicadas no tema “fósseis” dentro da disciplina de Ciências com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. As estratégias escolhidas foram uma atividade de estudo do meio e uma oficina de modelagem de fósseis. A diversificação de atividades didáticas pode garantir maiores oportunidades para a construção do conhecimento por parte dos alunos. A metodologia constituiu na aplicação um questionário com questões fechadas para os alunos, que teve por finalidade compreender a situação de aprendizagem anterior e posterior ao desenvolvimento do estudo do meio e da oficina de modelagem de fósseis. As respostas do questionário foram tabuladas e analisadas pela estatística descritiva, utilizando-se o programa Microsoft Excel e o teste de hipóteses T de Student para amostras pareadas para verificar se houve diferença estatisticamente significativa ao nível de 5% entre as respostas anteriores e posteriores a realização das estratégias de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos indicaram que houve um aumento no número de acertos de todas as questões, após a realização das estratégias de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o conhecimento prévio dos alunos, a mediação dos professores em consonância com as estratégias de ensinoaprendizagem realizadas, elevou o número de acertos, que foram superiores a 70%, e em uma questão chegou a 96%. O teste de hipóteses t de Student revelou que estes aumentos foram significativos estatisticamente ao nível de 5%. As duas estratégias de ensino – aprendizagem escolhidas foram efetivas, e de maneira geral foi possível quantificar que houve um aumento significativo nas concepções dos alunos a respeito da temática Paleontologia.
Abstract: This study aimed to evaluate the effectiveness of two teaching - learning strategies on the theme "fossils" with 6th grade middle school students. The chosen strategies were a field class and a workshop on modeling of fossils. The diversification of didactic activities can guarantee greater opportunities for the construction of the knowledge on the part of the students. The methodology consisted in the application of a questionnaire to the students, whose purpose was to understand the learning situation before and after the development of the chosen strategies. The tabulation of the questionnaire was analyzed by descriptive statistics, using the Microsoft Excel program and the Student's T hypothesis test for paired samples to verify if there was a statistically significant difference at the 5% level between the previous and subsequent responses of teaching-learning strategies. The results indicated that there was an increase in the number of correct answers to all questions, after the realization of teaching-learning strategies. The previous knowledge of the students, the teacher's mediation in line with the teaching-learning strategies carried out, increased the number of correct answers, which were higher than 70%, and in one question reached 96%. The Student T hypothesis test revealed that these increases were statistically significant at the 5% level. The two teaching - learning strategies chosen were effective, and in general it was possible to quantify that there was a significant increase in students' conceptions regarding the theme Paleontology.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22087
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diferentesestrategiasprocessoensino.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.