Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22095
Título: Analfabetismo científico dentro da escola
Título(s) alternativo(s): Analfabetismo científico dentro da escola
Autor(es): Neri, Jorge Firmo de Barros
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Alfabetização
Internet e crianças
Estudantes
Literacy
Internet and children
Students
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NERI, Jorge Firmo de Barros. Analfabetismo científico dentro da escola. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Nesse trabalho foi discutido o analfabetismo científico dentro da comunidade escolar e teve como motivador a análise do relatório “Brasil no PISA 2015”, publicado em novembro de 2016 e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), segundo qual evidencia a baixa proficiência em ciências pelos jovens brasileiros. A expressão analfabetismo científico surgiu em meados dos anos 50 e nas últimas décadas vem sendo utilizada como slogan por pesquisadores e professores de ciências (CACHAPUZ, 2005), com o intuito de chamar a atenção para a disseminação do conhecimento científico para o público em geral, não apenas no ambiente escolar. Esse tema possui grande relevância pois o país que deseja consolidar sua soberania e posição de destaque no cenário global deve buscar avanços no campo educacional, científico e tecnológico (CORBUCCI, 2004). Para iniciar uma discussão sobre alguns dos fatores que podem explicar essa situação nas escolas do país, foi realizada essa pesquisa na escola estadual Deputado Derville Allegretti, que por meio de questionário online demonstraram seus conhecimentos e percepções acerca da ciência. Através de uma análise qualitativa, buscou-se compreender o porquê de a escola, que em tese deveria ser o local adequado para adquirir uma educação científica básica, se mostra tão pouco informada sobre como a ciência funciona e se desenvolve ao longo do tempo.
Abstract: In this paper, scientific illiteracy was discussed within the school community and was motivated by the analysis of the report "Brazil in PISA 2015", published in November 2016 and published by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP), according to which evidence the low proficiency in science by young Brazilians. The term scientific illiteracy emerged in the mid-1950s and in recent decades has been used as a slogan by researchers and science teachers (CACHAPUZ, 2005), with the intention of drawing attention to the dissemination of scientific knowledge to the general public, not just in the school environment. This theme has great relevance because the country that wishes to consolidate its sovereignty and position of prominence in the global scenario must seek advances in the educational, scientific and technological field (CORBUCCI, 2004). In order to start a discussion about some of the factors that may explain this situation in the country's schools, this research was carried out at the state school, Deputado Derville Allegretti, who through an online questionnaire demonstrated their knowledge and perceptions about science. Through a qualitative analysis, we sought to understand why the school, which in theory should be the appropriate place to acquire a basic scientific education, shows itself so little informed about how science works and develops over time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22095
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analfabetismocientificodentroescola.pdf863,95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.