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dc.creatorCoelho, Cristina Martins
dc.date.accessioned2020-11-24T19:48:14Z-
dc.date.available2020-11-24T19:48:14Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationCOELHO, Cristina Martins. 2018. Utilização de jogos como estratégia para a recuperação contínua de conteúdo de matemática. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22106-
dc.description.abstractThe present work deals with a brief discussion about the continuous recovery of a 6th grade elementary school class using the games available in the Curriculum More Platform of the Secretary of Education of the State of São Paulo. The research was carried out at a state school in the municipality of Itapecerica da Serra - São Paulo. A questionnaire was applied after the use of the games, for the students to analyze the platform, the games (missions) and the difficulties encountered. From the questionnaire, the observations during the activities, the motivation and the change of posture of the students in the classes, and mainly, the significant improvement of the class income in the evaluations that went from 67% to 91%. An important type of tool can be used for continuous recovery.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectPlataforma aberta da Webpt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectOpen Web Platformpt_BR
dc.subjectQuestionnairespt_BR
dc.titleUtilização de jogos como estratégia para a recuperação contínua de conteúdos de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeUse os games as strategy for the continuous retrieval of math contentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda uma breve discussão sobre a recuperação contínua de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando os jogos disponíveis na Plataforma Currículo Mais da Secretária da Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa ocorreu em uma escola de ensino estadual no Município de Itapecerica da Serra - São Paulo. Foi aplicado um questionário após a utilização dos jogos, para os alunos analisarem a plataforma, os jogos (missões) e as dificuldades encontradas. A partir do questionário, as observações durante as atividades, a motivação e a mudança de postura dos alunos nas aulas, e principalmente, a melhora significativa do rendimento da turma nas avaliações que passou de 67% para 91%. Pode-se considerar este tipo de ferramenta um importante aliado para a recuperação contínua.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee1Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee2Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee3Sobjak, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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