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Título: Estudo sobre orientação sexual nas escolas públicas do município de José Bonifácio – SP
Título(s) alternativo(s): A study about the sexual orientation in the public schools of the municipality of José Bonifácio – SP
Autor(es): Machado, Daiane Cristina
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Adolescentes
Educação sexual
Famílias
Teenagers
Sex instruction
Families
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACHADO, Daiane Cristina. Estudo sobre orientação sexual nas escolas públicas do município de José Bonifácio – SP. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A orientação sexual na escola, quando bem conduzida leva à um desenvolvimento saudável da sexualidade de crianças e adolescentes. Dentro desse contexto, o professor é a peça fundamental para a execução e alcance dos objetivos desejados, portanto, este estudo teve como objetivos identificar o conhecimento e a prática de professores sobre orientação sexual, bem como ter uma dimensão do nível de dificuldade dos mesmos ao lidar com a temática sexualidade. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, realizada em 2 escolas municipais e 2 escolas estaduais que oferecem o ensino fundamental II e médio do município de José Bonifácio-SP. A amostra foi constituída por 63 professores. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que os docentes reconheceram sua falta de preparo técnico e pessoal para a função. Somam-se à isso, a falta de recursos materiais e de tempo para o preparo das aulas, o que compromete muito o desenvolvimento da orientação sexual na escola. Os professores apontaram também a necessidade de ajuda da família e do governo para esse trabalho. A maior parte dos docentes deste estudo (55,55% deles) disse abordar às vezes o tema sexualidade em sala de aula. A maioria (58,74% deles) também defendeu que essa abordagem deve ocorrer em todas as aulas, independente da disciplina. No entanto, alguns professores (22,22% deles) ainda passaram essa responsabilidade somente aos professores das disciplinas de Ciências e Biologia. Os professores apontaram que os adolescentes utilizam-se de várias fontes para recolher informações sobre sexualidade, e uma das maiores delas é a internet, o que causa preocupação quanto à qualidade das informações recolhidas. Em relação aos assuntos que deveriam ser abordados na escola, as Dsts, a AIDS, a gravidez na adolescência, e o aborto foram os indicados por 92,06% dos docentes. Eles também relataram que vários recursos pedagógicos, como vídeos, a internet, e jogos podem ser utilizados para se trabalhar esses e outros temas ligados à sexualidade. A grande parte dos professores entrevistados nesse estudo (65,08% deles) consideraram-se aptos a orientar seus alunos sobre sexualidade. Conclui-se, portanto, que os professores precisam ser capacitados tanto tecnicamente quanto pessoalmente para realizar a orientação sexual na escola, de modo que os estudantes consigam transformar os conhecimentos adquiridos em mudanças de pensamento e comportamentos, garantindo-se um desenvolvimento saudável da sexualidade desses jovens.
Abstract: Sexual orientation in school, when well conducted leads to a healthy development of sexuality of children and adolescents. Within this context, the teacher is the fundamental piece for the execution and achievement of the desired objectives, therefore, this study had as objectives to identify the knowledge and the practice of teachers on sexual orientation, as well as having a dimension of their level of difficulty in dealing with the thematic sexuality. This is a descriptive-exploratory research carried out in 2 municipal schools and 2 state schools that offer elementary and secondary education in the municipality of José Bonifácio-SP. The sample consisted of 63 teachers. Data collection was performed through the application of a questionnaire. The results pointed out that the teachers acknowledged their lack of technical and personal training for the job. In addition, there is a lack of material resources and time for class preparation, which greatly compromises the development of sexual orientation in school. The teachers also pointed out the need for family and government help for this work. Most of the teachers in this study (55.55% of them) said they sometimes address the topic of sexuality in the classroom. The majority (58.74% of them) also argued that this approach should occur in all classes, regardless of discipline. However, some professors (22.22% of them) still passed this responsibility only to the professors of the disciplines of Sciences and Biology. Teachers pointed out that adolescents use various sources to gather information about sexuality, and one of the largest is the internet, which causes concern about the quality of information collected. Regarding the subjects that should be addressed at school, Dsts, AIDS, adolescent pregnancy, and abortion were indicated by 92.06% of teachers. They also reported that various pedagogical resources such as videos, the internet, and games can be used to work on these and other themes related to sexuality. Most of the teachers interviewed in this study (65.08% of them) considered themselves able to guide their students about sexuality. It is concluded, therefore, that teachers need to be trained both technically and personally to carry out sexual orientation in school, so that students can transform acquired knowledge into changes in thinking and behavior, ensuring a healthy development of the sexuality of these young.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22107
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