Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22113
Título: | Perspectiva em sala de aula: uma reflexão sobre as didáticas no ensino da ciência e sugestões de atividades para estimular a curiosidade dos alunos |
Título(s) alternativo(s): | Classroom perspective: a reflection on didactics in science teaching and suggestions of activities to stimulate students' curiosity |
Autor(es): | Ventura, Renata Soares |
Orientador(es): | Sobjak, Ricardo |
Palavras-chave: | Histórias em quadrinhos e crianças Ciência - Estudo e ensino Método de estudo de casos Comic books and children Science - Study and teaching Case method |
Data do documento: | 20-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | VENTURA, Renata Soares. Perspectiva em sala de aula: uma reflexão sobre as didáticas no ensino da ciência e sugestões de atividades para estimular a curiosidade dos alunos. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Os baixos índices de alfabetização científica ressaltam a inaptidão dos jovens a compreensão da educação em ciências, evidenciando a necessidade em desenvolver um novo olhar para o ensino científico. Essa perspectiva traz consigo a reflexão acerca do aproveitamento didático e o papel na fomentação de ideias afim de tornar a aprendizagem significativa ao discente. Em vista disso, este trabalho tem o intuito de analisar por meio de um questionário quais alternativas, dentre as expostas, são mais utilizadas por um grupo de docentes a fim de tornar suas aulas mais dinâmicas e contribuir para uma efetiva aprendizagem da Ciência e quais e porque não são proveitosas em suas aulas. Outro fator é averiguar se os docentes se sentem motivados pelo sistema para ministrar aulas diferenciadas e sugerir outras possibilidades de aulas alternativas que possam desenvolver o senso crítico e estimular a curiosidade, conectando a autonomia do aluno com seu processo de conhecimento. |
Abstract: | The low levels of scientific literacy highlight the inability of young people to understand science education, highlighting the need to develop a new look at scientific education. This perspective brings with it the reflection about the didactic use and the role in the fomentation of ideas in order to make learning meaningful to the student. In view of this, this work intends to analyze through a questionnaire which alternatives, among those exposed, are most used by a group of teachers in order to make their classes more dynamic and contribute to an effective learning of Science and which because they are not profitable in their classes. Another factor is to determine if teachers feel motivated by the system to teach differentiated classes and to suggest other possibilities of alternative classes that can develop a critical sense and stimulate curiosity, connecting the student's autonomy with his / her knowledge process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22113 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
perspectivareflexaodidaticasensino.pdf | 943,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.