Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPataro, Ricardo Portes
dc.date.accessioned2020-11-24T19:50:02Z-
dc.date.available2020-11-24T19:50:02Z-
dc.date.issued2018-09-01
dc.identifier.citationPATARO, Portes Ricardo. A modelagem matemática como artificio estruturador do pensamento físico. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22116-
dc.description.abstractThis work aimed to study the mathematical modeling applied to the teaching of Sciences, more precisely that of Physics. The research was carried out with a first year class, in which a problem or an experiment that needed an explanatory mathematical model for its solution is presented for investigation. It was analyzed the manifestation of cognitive abilities presented by the students and the behavior of the students according to the degree of freedom given during the experimentation. The modeling was presented as an interesting alternative for the teaching of Physics in activities with investigative bias and as a stimulus for scientific training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise matemáticapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectMathematical analysispt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleA modelagem matemática como artifício estruturador do pensamento científicopt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling as a structuring artifact of physical thinkingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou estudar a modelagem matemática aplicada ao ensino de Ciências, mais precisamente o de Física. A pesquisa foi realizada com uma turma de primeiro ano, na qual um problema ou uma experimentação que necessitasse de um modelo matemático explicativo para sua solução é apresentado para investigação. Analisou-se a manifestação de habilidades cognitivas apresentadas pelos estudantes e o comportamento dos alunos de acordo com o grau de liberdade dado durante a experimentação. A modelagem apresentou-se ser uma alternativa interessante para o ensino de Física em atividades com viés investigativo e como estímulo à formação científica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee1Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee2Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee3Scherpinski, Neusa Idick
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaartificiopensamento.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.