Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22117
Título: Implantação e uso de horta medicinal na escola
Título(s) alternativo(s): Implementation and use of medicinal gardens at school
Autor(es): Cintra, Simone Aparecida Martins
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Ervas - Uso terapêutico
Comunidade e escola
Hortaliças na nutrição humana
Herbs - Therapeutic use
Community and school
Vegetables in human nutrition
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CINTRA, Simone Aparecida Martins. Implantação e uso de horta medicinal na escola. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a implementação da horta medicinal na escola, e o uso das plantas medicinais pelos alunos e comunidade, resgatando os valores, os hábitos e a cultura dos mesmos, explorando os saberes e práticas populares quanto à promoção e a recuperação da saúde, através da utilização de plantas medicinais. Difundindo os saberes e fazeres da cultura popular tradicional, proporcionando o desenvolvimento e o aprendizado crítico - reflexivo dos alunos. A horta foi implantada em uma escola na cidade de Franca/SP, com a participação de cem alunos do ensino fundamental, professores e funcionários, com o propósito de disseminar e incentivar o uso destas ervas. Os dados levantados mostraram que a 72% dos alunos e 56% dos funcionários aprenderam a utilizar ervas com fins medicinais ou alimentícios através de familiares. O trabalho mostrou que 90% dos entrevistados, utilizam plantas medicinais diariamente, no preparo de chás com benefícios terapêuticos, temperos e condimentos. Portanto o trabalho apresenta uma análise sobre os conhecimentos e uso das plantas pelos alunos e funcionários, comprovando que o conhecimento popular das plantas medicinais é compartilhado ao longo das gerações.
Abstract: This work was the subject of the implementation Of the medicinal garden in the school, and the use of medicinal plants by the students and the community, rescuing the values, habits and culture of them, exploring the popular knowledge and practices for the promotion and recovery of health, through the use of plants Medicinal. disseminating the knowledge and making of the traditional popular culture, providing the development and the critical-reflective learning of the students. The Horta was deployed in a school in the city of Franca/SP, with the participation of one hundred elementary school students, teachers and staff, with the purpose of disseminating and encouraging the use of these herbs. The data raised showed that 72% of students and 56% of employees learned to use herbs for medicinal or food purposes through family members. The work showed that 90% of respondents, use medicinal plants daily, in preparation of teas with therapeutic benefits, spices and condiments. Therefore the work presents an analysis on the knowledge and use of the plants by the students and employees, proving that the popular knowledge of medicinal plants is shared along the Generations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22117
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
implantacaousohortamedicinal.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.