Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22132
Título: Conscientização ambiental com alunos do maternal de um centro municipal de educação infantil em Goioerê-PR
Título(s) alternativo(s): Environmental awareness with maternal students of a municipal center for child education in Goioerê-Paraná
Autor(es): Fonini, Jediany de Souza Silva
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Educação
Responsabilidade ambiental
Árvores - Mudas
Education
Environmental responsibility
Trees - Seedlings
Data do documento: 3-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FONINI, Jediany de Souza Silva. Conscientização ambiental com alunos do maternal de um centro municipal de educação infantil em Goioerê-PR. 2015. 37 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a discussão sobre a preservação do meio ambiente que vem tendo um crescimento a cada ano, contudo ainda se vê o descaso sobre essa temática pela maioria da população. A escola como um ambiente de aprendizagem e formadora de cidadãos tem um papel importante no que concerne a Educação Ambiental. Assim, é de suma importância iniciar as atividades e conteúdos sobre a Educação Ambiental desde a Educação Infantil, onde se inicia a fase escolar das crianças. Por esse motivo, essa pesquisa buscou investigar na visão dos alunos os conhecimentos que já obtinham sobre meio ambiente e o interesse pelo mesmo, consequentemente incentivar a entidade educacional Centro Municipal de Educação Infantil Bonifacio Cionek a começar desde muito cedo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, procurando formar cidadãos críticos e conscientes da importância de cada um na preservação do meio ambiente, sendo esse o objetivo da pesquisa. Portanto, buscando estreitar a relação do aluno com o meio ambiente e a importância de sua preservação, através também de plantio de mudas frutíferas, sementes de girassol e alpiste, onde disponibilizou-se atividades didática, lúdicas e praticas. Para coletar os dados, usamos questionários orais e escrito, sendo os alunos do maternal 2 o alvo da pesquisa, totalizando 19 crianças, na faixa etária de 2 anos há quase 3 anos. Os resultados alcançados com a pesquisa foram satisfatórios, pois desenvolveu nas crianças um novo conhecimento, adquirida de forma lúdica, concreta e adequada para a faixa etária, e obteve uma amplitude bem maior do que a esperada, pois os demais professores foram contagiados pela ideia. Com essa pesquisa, conclui-se que há uma grande relevância em se trabalhar conteúdos sobre o meio ambiente com a Educação Infantil, pois a sociedade só tem a ganhar.
Abstract: This work was thematic discussion on the preservation of the environment that has had an increase every year, yet still sees the neglect of this issue by the majority of the population. The school as a learning environment and forming citizens have an important role with regard to environmental education. Thus it is very important to start the activities and content on Environmental Education from kindergarten, where he starts school age children. Therefore, this research aimed to investigate the students' views the knowledge they have obtained on the environment and the interest in it, consequently encourage educational entity Municipal Kindergarten Centre in Bonifacio Cionek starting very early awareness of the preservation of the environment and seeks to critical citizens aware of the importance of each in the preservation of the environment, which is the objective of the research. Therefore seeking a closer relationship of the student with the environment and the importance of its preservation by also planting fruit tree seedlings, sunflower seed and canary seed, where it is made available didactic activities, games and practices. To collect the data, we use oral and written questionnaires, and students from kindergarten 2 the target of the survey, totaling 19 children, aged 2 years for nearly three years. The results achieved with the research were satisfactory, as developed in children new knowledge, acquired through play, concrete and appropriate for the age group, and obtained a much greater extent than expected, because the other teachers were infected by the idea. With this research, it is concluded that there is great relevance in content work on the environment to early childhood education, because society has everything to gain.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22132
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_45.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.