Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22146
Título: Aplicabilidade da técnica “mapas mentais” no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Applicability of the technique called mind maps at the high school
Autor(es): Vasconcelos, Mario Cristino Bandim
Orientador(es): Vincenzi, Silvana Ligia
Palavras-chave: Aprendizagem
Neurociências
Memória
Learning
Neurosciences
Memory
Data do documento: 20-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VASCONCELOS, Mario Cristino Bandim. Aplicabilidade da técnica “mapas mentais” no ensino médio. 2015. 68 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a aplicabilidade da técnica denominada “Mapas Mentais”, pelo corpo docente e discente, no ensino médio. Inicialmente aborda-se, ainda que de forma superficial, as principais áreas do conhecimento e conceitos ligados ao tema tais como a neurociência do aprendizado, considerações sobre os processos de memória, o conceito de rede cognitiva e a teoria da aprendizagem significativa. Com vistas a uma leitura da opinião dos docentes acerca da técnica elaborou-se uma breve apresentação, em vídeo, sobre o tema, a qual foi encaminhada, por meio eletrônico, a estabelecimentos da rede pública e privada do município de São José dos Campos - SP, acompanhada de um formuláriodiagnóstico. Traz como resultado do estudo um panorama quantitativo e qualitativo sobre a familiaridade dos docentes com o tema, pertinência e viabilidade de aplicação da ferramenta no planejamento escolar e na adoção, por parte dos alunos, como registros de aula. Observou-se, da análise de resultados, que, a despeito de algumas dificuldades na esfera do ensino público, a aceitação da técnica, pelos docentes é satisfatória bem como o potencial de utilização, da mesma, por parte dos alunos. Saliente-se que o treinamento e capacitação do corpo docente e discente são fatores relevantes no sucesso, otimização e aprofundamento da técnica em foco.
Abstract: This work had as its theme the applicability of the technique called "Mind Maps" by faculty and students at the high school. Initially it approaches, albeit superficially, the main areas of knowledge and concepts related to the topic such as neuroscience of learning, considerations about memory processes, the concept of cognitive network and the theory of meaningful learning. With a view to a reading of the opinion of teachers about the technique we prepared a short presentation video on the subject, which was sent by electronic means, the establishment of public and private in São José dos Campos - SP, together with a form of diagnosis. Brings as a result of the study a quantitative and qualitative overview of the familiarity of teachers with the theme, relevance and tool application feasibility in school planning and the adoption, by the students, such as school records. It was observed, results analysis, which, despite some difficulties in the public education sphere, the technique of acceptance by teachers is satisfactory and the potential use of it, by the students. It should be noted that the training and qualification of faculty and students are important factors in success, optimization and further development of technical focus.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22146
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_61.pdf918,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.