Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22162
Título: O jogo didático no ensino de ciências: um estudo com crianças do 1º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The didactic play in science education: a study of children of the 1º grade of elementary school
Autor(es): Dias, Rogério Fernandez Mattos
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Jogos educativos
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Crianças - Desenvolvimento
Educational games
Recycling (Waste, etc.)
Child development
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DIAS, Rogério Fernandez Mattos. O jogo didático no ensino de ciências: um estudo com crianças do 1º ano do ensino fundamental. 2015. 32 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho trata do jogo aplicado ao ensino de Ciências. Uma discussão teórica foi realizada acerca da utilização dos jogos na educação com pensamentos de Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishimoto entre outros que abordam estes conteúdos com diferentes enfoques do desenvolvimento da criança. O estudo enfatizou a importância da reciclagem de materiais nos dias atuais, e como esta pode fazer parte do cotidiano escolar de modo lúdico e significativo. Apresenta-se também a aplicação do jogo “Trilha da reciclagem”, que trabalha o descarte de materiais recicláveis em seus respectivos coletores. A aplicação foi realizada com alunos do 1° ano da escola municipal Salma E. Nassif, situada no município de Leme em São Paulo. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar o jogo para auxiliar na compreensão e aprendizagem de conteúdos relacionados ao ensino de Ciências. Os resultados obtidos indicam uma significativa mudança sobre o tema abordado, verificando que o jogo pode ser tornar uma importante ferramenta para consolidar e aprimorar os conhecimentos dos alunos.
Abstract: This work deals with the game applied to the teaching of science. A theoretical increasing discussion is held about the use of games in education with thoughts of Vygotsky, Piaget, Wallon, Kishimoto and others that address these contents with different approaches of child development. The study emphasizes the importance of recycling materials today, and how it can be part of the everyday school life of fun and meaningful way. It also presents the game application "Track recycling," working disposing of recyclable materials in their respective collectors. The application was done with students of 1st year of public school Salma E. Nassif, in the municipality of Leme in São Paulo. Thus, the developed proposal aimed to develop, make, evaluate and disseminate the game to assist in understanding and learning content related to teaching science. The results indicate a significant change on the theme addressed by checking that the game can become an important tool to consolidate and enhance the knowledge of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22162
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_75.pdf519,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.