Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22164
Título: Reciclagem e compromisso real nas aulas de ciências: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Epaminondas José de Andrade em Cardoso – SP
Título(s) alternativo(s): Reciclying and real commitment in the science class: a experience with 6º grade in the state School Epaminondas Jose de Andrade in Cardoso - SP
Autor(es): Silva, Priscila Maria da
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Conscientização
Refuse and refuse disposal
Recycling (Waste, etc.)
Awareness
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Priscila Maria da. Reciclagem e compromisso real nas aulas de ciências: uma experiência no 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Epaminondas José de Andrade em Cardoso – SP. 2015. 46 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento de materiais, representa hoje um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, economia e, até mesmo, com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual, o que acarreta em uma série de prejuízos ao meio ambiente. Desta forma, o desenvolvimento desse projeto contemplou a Reciclagem e o Compromisso Real, com o objetivo de despertar nos alunos do 6º ano da escola estadual Epaminondas José de Andrade no município de Cardoso – SP, o interesse para a conservação e manutenção do meio ambiente. Com isso, o projeto foi realizado de forma a motivar e ensinar aos educandos práticas corretas de educação ambiental, fazendo com que os alunos se tornassem mais participativos do processo ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida através de ações de sensibilização ambiental, as quais foram compostas por dinâmicas de grupo, a apresentação de trabalhos realizados com materiais recicláveis, a limpeza e organização da sala de aula e do ambiente escolar através do correto descarte de lixo e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos demonstraram que o emprego da reciclagem e da proposta compromisso real, motivou os alunos a serem mais participativos em sala de aula e também despertou o interesse dos alunos pelo tema reciclagem, justamente porque eles verificaram que os materiais poderiam ser reusados e novos objetos criados. Os professores atuantes no projeto deram seu relato e apontaram que o projeto trouxe benefícios para o comportamento e comprometimento dos alunos e que o tema reciclagem deve ser abordado na escola e levado até as famílias através de ações educativas. Portanto, o projeto desenvolvido mostrou-se importante para despertar a criatividade nos alunos e para conscientizá-los para a necessidade da preservação do meio ambiente. Com isso, foram observadas melhorias no desempenho e interesse dos alunos para os estudos de forma geral e, mais importante, para o tema ambiental abordado, sendo esse fundamental para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Abstract: The correct management of the garbage, based on the selective collection and reuse of materials, represents today a complex subject, since besides practising a straight action in the environment, it is also connected with our politics, economy and, even with our standards of human behavior. However, for cultural reasons, the human being still holds out in doing from the recycling a usual practice, what brings a series of damages to the environment. Therefore, the development of this project contemplated the Recycling and the Real Commitment, with the objective of awakening students of the 6th grade of the state school Epaminondas José de Andrade in Cardoso – SP, the interest for the conservation and maintenance of the environment. Based on this, the project was developed in order to motivate and to teach to the students correct practices of environmental education, doing so that the students would became more interested on the process teaching-learning in the Science classes. The inquiry was developed based on environmental’s actions, which were composed of dynamic groups, the presentation of works prepared with recycled materials, cleaning and organization of the classroom and of the school through the correct disposal of garbage, and the application of questionnaires. The obtained results demonstrated that the use of recycling in association with the Real Commitment have motivated the students to become more atracted in the classroom and also it woke the interest of the students for recycling, because they have learned that the materials might be reused and new objectes created. The teachers involved in the project provided their testimony and they pointed that the project brought benefits to the student’s by improving their behavior and engagement. Additionally, the teachers mentioned that the recycling subject must be initiate in the school and taken up to the families through educative actions.Therefore, the developed project showed to be important to wake the creativity in the students and to make them aware for the need of the environment’s preservation. Moreover, it was also observed improvements in the performance and interest of the students for the studies and, more importantly, for the environmental subject, being this vital for the formation of conscious and commited citizens with the preservation of the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22164
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_67.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.