Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Francieli Gonçalves dos
dc.date.accessioned2020-11-24T20:01:42Z-
dc.date.available2020-11-24T20:01:42Z-
dc.date.issued2018-08-31
dc.identifier.citationSANTOS, Francieli Gonçalves dos. Estudo de conceitos básicos dos estados da matéria a partir de simulação virtual. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22176-
dc.description.abstractSeveral researchers in the field of education have signaled, as proposals, methodologies that oppose the traditional way of teaching, not that the traditional model of education should be abolished, but complemented with other forms of education. The use of simulators is an option to make the class more attractive and dynamic, creating a scenario for the students' participation in an active and reflexive way, taking into account the constructivist line of teaching. However, simulators may be effective technological tools as long as they are applied correctly. Therefore, a proposal was developed that consisted of an application of a didactic sequence with the use of simulator, available on the website: https://phet.colorado.edu/en_en/simulation/legacy/states-of-matter, a software made available free and online, developed by the Technology in Teaching Physics (PhET) project of the University of Colorado to the students of the 6th grade of the group A of a private school in Campo Mourão / Pr. It consisted of a bibliographical and field research. The presentation of the content was made by the teacher of the class and after, application of the didactic sequence through the manipulation of the physical states of the water, using the simulator and discussion of the results among the students. This done, to answer the following question that involved the general objective of this work: is the use of simulator in the classroom an instrument to facilitate learning? The results indicated that the simulator can and should be used as an auxiliary tool in teaching, since its application with the students showed a satisfactory progress in the teaching / learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.subjectWaterpt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleEstudo de conceitos básicos dos estados da matéria a partir de simulação virtualpt_BR
dc.title.alternativeStudy of basic concepts of the states of matter from virtual simulationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDiversos pesquisadores da área da educação têm sinalizado, como propostas, metodologias que se contrapõem a forma tradicional de ensino, não que o modelo tradicional de ensino deva ser abolido, mas complementado com outras formas de ensino. O uso de simuladores é uma opção para tornar a aula mais atrativa e dinâmica, criando um cenário para a participação dos alunos de modo ativo e reflexivo, atendendo à linha construtivista de ensino. No entanto, os simuladores poderão ser ferramentas tecnológicas eficazes desde que seja aplicada de maneira correta. Por isso, foi desenvolvida uma proposta que consistiu em uma aplicação de uma sequência didática com uso de simulador, disponível no site: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/states-of-matter, um software disponibilizado na forma gratuita e online, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado aos alunos do 6º ano da turma A de uma rede particular de ensino de Campo Mourão/Pr. Consistiu em uma pesquisa bibliográfica e de campo. A apresentação do conteúdo foi feita pelo professor da turma e após, aplicação da sequência didática através da manipulação dos estados físicos da água, utilizando o simulador e discussão dos resultados entre os alunos. Isto feito, para atender a seguinte pergunta que envolvia o objetivo geral deste trabalho: o uso de simulador em sala de aula é um instrumento facilitador da aprendizagem? Os resultados indicaram que o simulador pode e deve ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino, pois a sua aplicação com os alunos demonstrou um progresso satisfatório no processo de ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.contributor.referee2Blanco, Daniel Rodrigues
dc.contributor.referee3Souza, Josiane Araujo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoestadosmateriasimulacao.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.