Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22199
Título: Metodologia para qualificação de materiais em inspeção de recebimento
Título(s) alternativo(s): Methodology for qualification of materials in receiving inspection
Autor(es): Paz, Cleverson da Silva
Orientador(es): Setti, Dalmarino
Palavras-chave: Garantia de qualidade
Materiais - Inspeção
Controle de qualidade
Matérias-primas - Qualidade
Quality assurance
Materials - Inspection
Quality control
Raw materials - Quality
Data do documento: 25-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PAZ, Cleverson da Silva. Metodologia para qualificação de materiais em inspeção de recebimento. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o relato de aplicação de um método de qualificação de matéria prima no processo de inspeção de recebimento de uma empresa. O método de pesquisa apresentado, se enquadra em uma pesquisa-ação devido ao roteiro de desenvolvimento que contou com uma pesquisa normativa e de práticas já utilizadas em outras organizações, seguido do desenvolvimento de um método próprio dimensionado às necessidades da empresa estudada e por último a implementação do novo método. Essa abordagem segue sob a ótica da redução de desperdícios do Sistema Toyota de Produção e Qualidade Assegurada através de qualificação de materiais. Traz como resultado as melhorias percebidas no processo ao longo do período de um ano após a implementação e se os dois objetivos foram alcançados, que são: A melhoria na Qualidade referente a materiais pós-recebimento, que é o objetivo principal, e a diminuição da carga de inspeções no recebimento. O objetivo principal foi alcançado e o segundo necessita de um período maior para estabilização, não sendo possível tirar uma conclusão imediata.
Abstract: This monograph presents the report of application of a method of qualification of raw material in the process of inspection of receipt of a company. The research method presented is part of an action research due to the development roadmap, which included a normative research and practices already used in other organizations, followed by the development of a method tailored to the needs of the company studied and finally Implementation of the new method. This approach follows from the viewpoint of waste reduction of the Toyota Production System and Assured Quality through qualification of materials. It results in perceived improvements in the process over a period of one year after implementation and if both objectives have been achieved, which are: Improvement in Quality regarding post-receipt materials, which is the main objective, and the reduction of Loading inspections on receipt. The main objective has been achieved and the second requires a longer stabilization period, and an immediate conclusion cannot be drawn.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22199
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_II_2017_04.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.