Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Leonardo José de
dc.date.accessioned2020-11-25T12:01:36Z-
dc.date.available2020-11-25T12:01:36Z-
dc.date.issued2017-04-20
dc.identifier.citationALMEIDA, Leonardo José de. O Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveis. 2017. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22307-
dc.description.abstractThe high level of competition in some services industries, is also indispensable that a company has a differential compared to other companies. This work aimed to demonstrate how the performance evaluation by means tool Balanced Scorecard, can support in the management at a company of a fuel retail trade, and sought to attend all the specific objectives defined. Together with manager, was possible to know the operation of a gas station, their processes and make the strategic plan, implemented the strategic map and trace de indicators, aiming the four perspectives of BSC. Was possible to compare with other related studies the same tool demonstrating their significance at a company, increased competitiveness, allowing market knowledge and points for improvement or established for success.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPadrões de desempenho - Indicadorespt_BR
dc.subjectPerformance - Rating ofpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectPerformance standards - Directoriespt_BR
dc.titleO Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de combustíveispt_BR
dc.title.alternativeThe Balanced Scorecard at a company of a fuel retail tradept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom o alto nível da concorrência em determinados ramos de serviços, é imprescindível que uma organização tenha um diferencial em relação às outras. Este trabalho teve como objetivo demonstrar como a avaliação de desempenho por meio da ferramenta Balanced Scorecard, pode apoiar na gestão em uma empresa do ramo de comércio de combustíveis, e buscou-se atender todos os objetivos específicos definidos. Juntamente com o gestor da empresa, foi possível conhecer o funcionamento de um posto de combustíveis, seus processos e a partir dele criar o planejamento estratégico, implantar o mapa estratégico e traçar os indicadores de desempenho, visando às quatro perspectivas do BSC. Foi possível comparar com outros estudos relacionados à mesma ferramenta demonstrando a sua importância dentro de uma organização, gerando um aumento da competitividade, permitindo o conhecimento do mercado e os pontos a serem melhorados ou estabelecidos para o sucesso.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.referee1Bortoluzzi, Sandro César
dc.contributor.referee2Casagrande, Luiz Fernande
dc.contributor.referee3Giasson, Oldair Roberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programGestão Contábil e Financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XII_2017_18.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.