Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Beatriz Cestari-
dc.creatorCargnin, Claudete-
dc.creatorFrizzarini, Silvia Teresinha-
dc.date.accessioned2017-07-25T19:47:36Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2017-07-25T19:47:36Z-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.identifier.citationDIAS, Beatriz Cestari; CARGIN, Claudete; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Reflexões sobre o ensino da matemática. In: COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2., 2016, Joinville. Anais eletrônicos... Joinville, 2016. Disponível em: <http://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434>. Acesso em: 29 jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0758pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2231-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio Luso-Brasileiro de Educaçãopt_BR
dc.relation.urihttp://revistas.udesc.br/index.php/colbeduca/article/view/8434pt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Disciplina - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Discipline - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudents - Trainingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeReflections on the teaching of mathematicspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo uma reflexão sobre os fatores que contribuem tanto para o sucesso, quanto para o fracasso, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, baseada nos dados obtidos por meio da aplicação de dois questionários, um para alunos e outro para os professores de matemática. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo e interpretativo com a aplicação dos questionários em duas instituições estaduais de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior do Paraná. Como resultado deste trabalho, podemos apontar um levantamento de opiniões, tanto positivas quanto negativas, acerca das metodologias adotadas pelos professores de matemática, fato que oportunizou, aos docentes da disciplina, uma reflexão da sua prática pedagógica com o intuito de repensá-la, buscando assim promover um processo de ensino-aprendizagem com mais qualidade. Por último, concluímos que tal trabalho também foi útil para que os alunos se sentissem como participantes ativos do processo de ensino-aprendizagem e não apenas espectadores de aulas reprodutivas, pois, ao responderem os questionários puderam externar seus pontos de vista em relação ao assunto abordado. pt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reflexoesensinomatematica.pdf
  Acesso Restrito
353,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.