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Título: Implantação da metodologia balanced scorecard em uma empresa do segmento de agronegócio, com foco na satisfação dos colaboradores e demais indicadores
Autor(es): Bonadio, Carlos Humberto
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Satisfação no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Capital humano
Job satisfaction
Quality of work life
Human capital
Data do documento: 14-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BONADIO, Carlos Humberto. Implantação da metodologia balanced scorecard em uma empresa do segmento de agronegócio, com foco na satisfação dos colaboradores e demais indicadores. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem sobre o alcance de resultados operacionais das organizações através de colaboradores satisfeitos e comprometidos. Faz-se entender que o gestor de uma organização engana-se ao prospectar resultados medidos somente de uma gestão administrativa com controles e estratégias, sem a devida importância para o capital humano que a compõe. Neste contexto, a presente pesquisa objetiva construir uma sistemática de gestão por meio da metodologia BSC – Balanced Scorecard, proporcionando a gestão dos resultados através vários indicadores de desempenho, tendo o foco na satisfação das pessoas que constituem a Empresa (Diretores, Gestores e Colaboradores, Clientes e Fornecedores), nos diversos departamentos (Administrativo e Financeiro, Comercial, Processos Internos e Recursos Humanos). Através da metodologia BSC, foram analisados os resultados por meio de pesquisa quantitativa com a Empresa A, e constata-se que o aumento da satisfação das pessoas influencia em vários indicadores de desempenho, mostrando crescimento comparado com o crescimento médio do período anterior. Destaca-se que para atingir-se a eficácia de uma organização nos tempos atuais e diante do “apagão de profissionais”, bem como das muitas oportunidades de trabalhos, tem-se a necessidade de atrair e reter os profissionais de talentos. Para tanto, denota-se que não somente salários, bonificações e benefícios, são suficientes. Há algo que todos procuram: o bem estar e a felicidade difundidas nos ambientes de trabalhos, de forma declarada e vivenciada. Observou-se ainda que a busca pela felicidade tornou-se o agente motivacional e propulsor para a cientificação de que verdadeiramente é o que todos buscam: Empresários, Colaboradores, Clientes ou Fornecedores, são pessoas e como tal querem ser felizes.
Abstract: This paper presents an approach about the achieving of operational results of organizations through satisfied and engaged employees. It is understood that the manager of an organization mistake into prospecting results measured only with an administrative management with controls and strategies, without due consideration for human capital that compose it. The low rate of employee satisfaction refers to the problem, which is always present in organizations, and has as objective to present a systematic management through BSC - Balanced Scorecard methodology, providing the management results through various performance indicators focusing the satisfaction of the people who constitute the Company (Directors, Managers and Employees, Customers and Suppliers), in various departments (Administration and Financial, Commercial, Internal Processes and Human Resources). Through the BSC methodology, the results were analyzed through quantitative research with the Company A, and it appears that the increase in people's satisfaction influences on various performance indicators, showing growth compared with the average growth of the previous period. It is noteworthy that in order to achieve the effectiveness of an organization in current times and before the "blackout professionals", as well as the many opportunities for jobs, there is the need to attract and retain talent professionals. Therefore, denoting that not only salaries, bonuses, benefits are sufficient. There is something that all seek: the welfare and happiness spread in work environments, so declared and experienced. It was also observed that the pursuit of happiness become the motivational agent and propellent for scientification that truly is what everyone seeks: Managers, Employees, Customers or Suppliers. They are people and as such want to be happy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22325
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