Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22351
Título: Orçamento empresarial aplicado em uma empresa de comércio de veículos
Autor(es): Bernardi, Celia Rita
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Gestão de empresas
Planejamento empresarial
Orçamento-programa
Business Management
Business planning
Program budgeting
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERNARDI, Célia Rita. Orçamento empresarial aplicado em uma empresa de comércio de veículos. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: O presente trabalho buscou estudar os conceitos de orçamento empresarial e a viabilidade de implantação em uma empresa de médio porte especificamente em uma concessionária de veículos. O controle orçamentário eficaz é de suma importância dentro de uma organização. Pesquisas do SEBRAE em Outubro de 2011, demostraram que a taxa de sobrevivência em micro empresas e empresas de pequeno porte constituídas em 2006 no período de dois anos variaram de 66% a 76,4% dependendo da região e do ramo de atividade. Isto demonstra parte das empresas constituídas nesse período trabalhavam sem ter um planejamento adequado de suas atividades. Sendo assim para uma empresa ter sucesso é indispensável à utilização de controles orçamentários que direcionem os gestores na tomada de decisão da organização. O orçamento empresarial vem trazer para essas organizações diretrizes para uma boa gestão empresarial, pois se trata de uma ferramenta de gestão que deve ser elaborada pela direção da empresa, juntamente com os gerentes de cada setor, e posteriormente dado a conhecimento de todos os envolvidos na sua realização. Este estudo teve por objetivo demonstrar aos gestores a importância do orçamento empresarial como ferramenta de gestão, estudar o histórico do departamento de vendas de períodos anteriores e projetar o orçamento através da DRE para dois períodos seguintes. Com isso observou-se que existe uma variação nos resultados em função da variação da demanda do mercado e da política de preços utilizadas em cada período. Sugere-se para a organização a utilização do orçamento empresarial pré-determinado como base para ações comerciais e administrativas, reavaliando se necessário a cada período e apresentando aos envolvidos a sua realização.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22351
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_VII_2012_02.pdf657,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.