Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22364
Título: Sistemas de custeio: estudo de caso em uma indústria de utilidades domésticas em alumínio
Título(s) alternativo(s): Costing systems: case study in an industry of housewares from aluminum
Autor(es): Sanagiotto, Daniel
Orientador(es): Casagrande, Luiz Fernande
Palavras-chave: Custeio baseado em atividades
Contabilidade de custo
Contabilidade gerencial
Activity-based costing
Cost accounting
Managerial accounting
Data do documento: 18-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SANAGIOTTO, Daniel. Sistemas de custeio: estudo de caso em uma indústria de utilidades domésticas em alumínio. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso em uma pequena indústria de utensílios domésticos em alumínio para identificar as principais necessidades sobre a geração de informação na área custos e propor o modelo que se adeque as suas necessidades. Foi possível identificar as principais necessidades sobre a geração de informação na área custos através de uma pesquisa exploratória de e através de entrevista aos gestores da empresa. Por fim propor um modelo de custeio que possa atender as necessidades da empresa, com intuito de auxiliar os gestores na tomada de decisão. Teve como principais resultados a aplicação de um método de custeio no qual a empresa poderá ter uma base de informação para a tomada de decisão e também será possível identificar dentro de sua linha de produtos quais são mais atrativos através de sua margem de contribuição.
Abstract: The present work aims to do a case study on a small domestic utensils aluminum industry to identify the main needs on the generation of information on area costs and propose the model that suits your needs. It was possible to identify the main needs on the generation of information in the area cost through an exploratory research and interview the managers of the company. Finally propose a costing model that can meet the needs of the company, in order to assist managers in decision making. Had as main results the implementation of a costing method in which the company may have a base of information for decision making and will also be possible to identify within your line of products which are more attractive through your contribution margin.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22364
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XII_2017_07.pdf628,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.