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Título: A educação ambiental no ensino médio: estudo da sensibilização no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão
Título(s) alternativo(s): Environmental education in high school: awareness study on State College Bartolomeu de Gusmão
Autor(es): Cedraz, Leandro de Oliveira
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Degradação ambiental
Gestão ambiental
Conscientização
Environmental degradation
Environmental management
Awareness
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CEDRAZ, Leandro de Oliveira. A educação ambiental no ensino médio: estudo da sensibilização no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A cidade de Lauro de Freitas é uma importante cidade pertencente à Região Metropolitana de Salvador (RMS) que conta com importantes ecossistemas e está passando por um processo de expansão urbana acelerada. Este trabalho foi desenvolvido no colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, localizado no município e que inseriu a disciplina Educação Ambiental no currículo escolar desde o ano de 2013. A Educação Ambiental pode ser uma ferramenta de construção de percepção ambiental nos cidadãos, podendo contribuir para uma gestão ambiental democrática e participativa. Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da disciplina Educação Ambiental na mudança de percepção ambiental nos estudantes do primeiro ano do ensino médio, o que pode incentivar a participação democrática e o envolvimento dos estudantes no processo de gestão ambiental no município, auxiliando na construção de um ambiente saudável e equilibrado. Este estudo foi realizado através de uma metodologia de pesquisa exploratória através da aplicação de questionários, caracterizando-se tecnicamente como um estudo de caso. Foi aplicado aos estudantes um questionário através do qual foi feita uma estimativa da percepção ecológica e ambiental entre os estudantes que cursam a disciplina Educação Ambiental, os quais estão cursando o primeiro ano do ensino médio, e os estudantes que nunca tiveram a referida disciplina, contudo já se encontram cursando o terceiro ano do ensino médio. Nossos resultados mostraram que os dois grupos de estudantes apresentaram concepções ambientais parecidas, o que pode estar associado ao fato dos estudantes que não tiveram a disciplina Educação Ambiental estarem cursando o 3º ano do ensino médio, enquanto os estudantes que cursaram a referida disciplina encontram-se no primeiro ano do ensino médio. De qualquer forma, embora as comparações dos questionários respondidos pelos dois grupos tenham apresentado resultados similares, a Educação Ambiental formal pode ser vista como um fator que favorece o amadurecimento e melhora a percepção ambiental do educando, tornando-o politicamente capaz de intervir nas decisões acerca da gestão ambiental no município de Lauro de Freitas, uma vez que os estudantes do grupo que teve Educação Ambiental, embora estejam no 1º ano do ensino médio e cursando a disciplina, já apresentam concepções compatíveis com as dos estudantes do 3º ano do ensino médio. Assim, estes resultados mostram que a Educação Ambiental formal pode favorecer a sensibilidade dos estudantes em observar o meio ambiente, podendo ser uma ferramenta que estimule um maior envolvimento com as políticas ambientais do município.
Abstract: The city of Lauro de Freitas is an important city belongs to the metropolitan area of Salvador (RMS) which has important ecosystems and is undergoing an accelerated urban expansion process. This work was developed in state high school Bartolomeu de Gusmão, located in the municipality and has the environmental education course in their curriculum. Environmental Education can be an environmental awareness building tool on citizens and can contribute to a democratic and participatory environmental management. Thus, this study aims to evaluate the influence of environmental education discipline in changing environmental awareness in students of the first year of high school, which can foster democratic participation and student involvement in the environmental management process in the city, helping in building a healthy and balanced environment. This study was conducted through an exploratory research methodology by applying questionnaires, is characterized technically as a case study. It will be applied to students a questionnaire through which will be an estimate of the ecological and environmental awareness among the students who attend environmental education, which are attending the first year of high school, and students who have never had the discipline, but are already enrolled in the third year of high school. Our results showed that both groups of students had similar environmental concepts, which can be linked to the fact that students who did not have environmental education course be attending the 3rd year of high school, while students who attended the said course are in the first year of high school. Anyway, although comparisons of questionnaires answered by the two groups showed similar results, the formal environmental education can be seen as a factor which favors the ripening and improves the environmental perception of the student, making it politically able to intervene in decisions about environmental management in the city of Lauro de Freitas, since students in the group that had environmental education, although they are in the 1st year of high school and attending the course, already have ideas compatible with those of students of the 3rd year of high school. Thus, these results show that formal education can facilitate environmental sensitivity of students observe the environment and can be a tool which stimulates a larger engagement with the municipal environmental policies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22481
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