Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fabrício da
dc.date.accessioned2020-11-25T14:20:54Z-
dc.date.available2020-11-25T14:20:54Z-
dc.date.issued2014-12-13
dc.identifier.citationSILVA, Fabrício da. Estudos preliminares sobre percepção ambiental e pegada ecológica dos alunos de uma instituição de ensino na região do Alto Uruguai Catarinense. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22548-
dc.description.abstractThe research deals with environmental awareness and ecological footprint of the students in an educational institution, by the fact that this information is unknown how individuals perceive and impact the environment around it in the upper Uruguay Santa Catarina region. The objective of this work is to perform a data collection to generate information and produce a diagnosis of environmental awareness and ecological footprint. A questionnaire by the author of the study and used an existing standard model in the literature, respectively to environmental awareness and ecological footprint was prepared. In the form of graphics, we presented the measurements of each question contained in each questionnaire. Although there are variations in the information presented, among different students, are unknown place research at the regional level on how individuals interact, perceive and impact the local environment. Environmental problems, considered relevant by the respondents are generation, deposition and segregation of waste improperly, unconscious consumption and water pollution (lack of sewage treatment system, use of pesticides), air pollution (burning fossil fuels) deforestation, buildings and works irregular, inadequate urban drainage system, misuse of power, illegal fishing and hunting are the main described. While for ecological footprint , it is interpreted that , the most representative and significant , as the respondents answered in the questionnaire , we obtained an ecological footprint considered "bacana". Currently students are little involved with concrete actions related to environmental issues in society. This research could contribute to the extent of insertion of environmental education in the curricula of different areas of knowledge, especially in unrelated courses environmental issues directly. Therefore, this research introduced a way to seek development initiatives in favor of environmental, social and economic areas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.titleEstudos preliminares sobre percepção ambiental e pegada ecológica dos alunos de uma instituição de ensino na região do Alto Uruguai Catarinensept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa trata da percepção ambiental e pegada ecológica dos alunos de uma instituição de ensino, pelo fato de que são desconhecidas essas informações de como os indivíduos percebem e impactam o ambiente em seu entorno na região do alto Uruguai catarinense. O objetivo deste trabalho é o de realizar um levantamento de dados para gerar informações e produzir um diagnóstico da percepção ambiental e pegada ecológica. Foi elaborado um questionário pelo autor da pesquisa e utilizado um modelo padronizado existente na literatura, respectivamente para percepção ambiental e pegada ecológica. Sob a forma de gráficos, foram apresentadas as quantificações de cada pergunta contida em cada questionário. Embora existam variações nas informações apresentadas, entre os diferentes alunos, são desconhecidas pesquisas em nível regional local acerca de como os indivíduos interagem, percebem e impactam o ambiente local. Os problemas ambientais, considerados de relevância pelos entrevistados são geração, deposição e segregação de lixos inadequadamente, consumo inconsciente e poluição das águas (falta de sistema de tratamento de efluentes, utilização de agrotóxicos), a poluição do ar (queima de combustíveis fósseis), desmatamentos, construções e obras irregulares, sistema de drenagem urbano inadequado, mal uso de energia elétrica, pesca e caça ilegais, são os principais descritos. Enquanto que, para pegada ecológica, interpreta-se que, com maior representatividade e significância, conforme responderam os entrevistados no questionário aplicado, obteve-se uma pegada ecológica considerada “bacana”. Atualmente os alunos estão pouco envolvidos com ações concretas ligadas às questões ambientais na sociedade. Esta pesquisa poderá contribuir na amplitude da inserção da educação ambiental nos currículos das diferentes áreas do conhecimento, sobretudo nos cursos não afins a temática ambiental diretamente. Portanto, esta pesquisa introduziu um caminho para buscar aprimorar iniciativas a favor das questões ambientais, sociais e econômicas locais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.contributor.referee1Schutz, Fabiana Costa de Araújo
dc.contributor.referee2Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.contributor.referee3Lima, Denise Pastore de
dc.contributor.referee4Magnani, Cleusa Rosane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_33.pdf979,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.