Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22646
Título: Frações e estoque da matéria orgânica do solo em sistemas integrados de produção agropecuária no sul de Mato Grosso
Autor(es): Biassi, Brendown Farias
Orientador(es): Ferreira, José Hilário Delconte
Palavras-chave: Controle de estoque
Solo rural - Uso
Consórcios
Inventory control
Land use, Rural
Consortia
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BIASSI, Brendown Farias. Frações e estoque da matéria orgânica do solo em sistemas integrados de produção agropecuária no sul de Mato Grosso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar os estoques e frações da matéria orgânica do solo em SIPA-PD com consórcio entre gramínea e leguminosa na fase pastagem no Sul de Mato Grosso. O experimento iniciou em 2014,em Latossolo Vermelho distrófico, com o plantio da soja e após a colheita foi implantado os tratamentos: Panicum maximum cv. BRS Tamani consorciada com feijão caupí, P. maximum cv. BRS Tamani consorciada com feijão guandú e P. maximum cv. BRS Tamani cultivada solteira. Os consórcios apresentaram maiores incrementos de COT e principalmente de NT em profundidade em comparação aos cultivos solteiros. Nas camadas superficiais (0- 20cm), com destaque para o caupí que apresentou teores próximos a 50g Kg-1 de C. O IMC nos tratamentos consorciados apresentou resultados superiores a área de referência (cultivo solteiro), tendo como destaque o guandu com 690,25%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22646
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fracoesestoquemateriaorganica.pdf455,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.