Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22707
Título: Estudo do descarte de resíduos agrosilvopastorisinorgânicos em uma horta de Conceição do Jacuípe, Bahia
Autor(es): Pereira, Geziane dos Santos
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Produtos químicos agrícolas
Resíduos agrícolas
Hortaliças
Agricultural chemicals
Agricultural wastes
Vegetables
Data do documento: 26-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Geziane dos Santos. Estudo do descarte de resíduos agrosilvopastorisinorgânicos em uma horta de Conceição do Jacuípe, Bahia. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso e descarte de defensivos agrícolas em horta de Conceição do Jacuípe na Bahia. Esta pesquisa teve a finalidade de estudar o descarte de resíduos sólidos em horticultura. Para isso foi realizada uma entrevista semi-estruturada com produtores de uma horta e um vendedor de uma loja de produtos agropecuários na cidade de Feira de Santana. Ambos descreveram a importância do descarte das embalagens em local adequado e o cadastro antes da compra do defensivo realizada na loja segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que faz a regulamentação dos produtos utilizados nas lavouras e as pesquisas em parceria com o IBAMA e a ANVISA para emitir o parecer de regulamentação ou indeferir o uso do defensivo agrícola nas lavouras. A horta pesquisada não utiliza insumos industrializados e as embalagens vazias utilizadas em Conceição do Jacuípe é destinada ao centro de embalagens em Conceição do Jacuípe, onde é realizada a tríplice lavagem e destinada ao local adequado, conforme a orientação do MAPA.
Abstract: This work had as its theme the use and disposal of pesticides in the garden of Conceição do Jacuípe, Bahia. This research aimed to study the disposal of solid waste in horticulture. For this a semi-structured interview with producers of a garden and a seller of a store agricultural products in the city of Feira de Santana interview was conducted. Both described the importance of disposing of packaging in an appropriate location and registration before purchase Defensive held in store according to the regulations of the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA), which makes the regulation of products used in crops and research in partnership with IBAMA and ANVISA to issue the opinion regulatory or refuse the use of crop protection in crops. The garden does not use industrial inputs searched and emptied containers used in Conceição do Jacuípe is for the center of packaging, which is held triple washing and designed for the proper location, as directed by the MAPA.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22707
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_39.pdf879,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.