Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22722
Título: Educação ambiental para agricultores familiares de Concórdia - SC
Autor(es): Martini, Mauro
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Sustentabilidade e meio ambiente
Educação ambiental - Legislação
Agricultura familiar
Sustainability and the environment
Environmental education - Law and legislation
Family farms
Data do documento: 11-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARTINI, Mauro. Educação Ambiental para Agricultores Familiares de Concórdia - SC. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A Educação Ambiental e os sistemas de produção tecnificados são ferramentas que se tornaram indispensáveis em uma sociedade cada vez mais competitiva e, ainda, revelam uma tendência do mercado e dos consumidores. Dado o exposto, elaborou se uma proposta a fim de socializar com os agricultores familiares do município de Concórdia. Neste sentido, os assuntos discutidos foram os avanços das novas legislações Ambientais em favor da preservação dos locais que mantêm a natureza em seu estado natural, bem como a recuperação das demais, prevista em legislação específica. Os meios de comunicação que atuam como um dos mecanismos mais revolucionários de disseminação e divulgação de informações, nem sempre conseguem chegar à casa do Agricultor Familiar, ou quando chega tem algumas distorções e acabam por intimidá-los o que faz com que estes preferiam abster-se das informações, para alegar desconhecimento, imaginando assim se não sabe não precisa cumprir. A Educação Ambiental pode gerar um diferencial competitivo, pois pode construir e gerenciar o relacionamento com o meio ambiente de maneira muito mais eficiente e eficaz. Para isso, é preciso conhecer e definir uma estratégia de integração entre homem e Natureza. Neste sentido buscou-se levar mais esclarecimentos e conhecimento para agricultores do município de Concórdia - SC, sobre legislação ambiental, a aplicabilidade do novo Código Florestal Brasileiro, qualidade da água, sustentabilidade no campo através de oficinas e do Pronatec Campo, em parceria entre instituições. Foi possível observar com este trabalho que o conhecimento sobre a legislação ambiental no grupo pesquisado necessita demais conhecimentos bem como as águas de utilização humana estão necessitando de tratamento.
Abstract: La Educación Ambiental y los sistemas de producción tecnificados son herramientas indispensables en una sociedad cada vez más competitiva y, todavía, revelan uma tendencia del mercado y de los consumidores. Delante de eso, se elaboró uma propuesta que tiene por objetivo principal socializar con los agricultores familiares del municipio de Concórdia. En la oportunidad, los asuntos discutidos fueron los avances de las nuevas Legislaciones Ambientales que busquen la preservación de los sitios que mantienen la naturaleza en su estado natural, bien como la recuperación de las otras, previstas en legislación específica. Luego, los medios de comunicación que actúan como uno de los mecanismos más revolucionarios de diseminación y divulgación de informaciones que, ni siempre consiguen llegar a la casa del Agricultor Familiar, o cuando llega sufre algunas distorsiones y acaban por intimidar los. Eso hace con que estos prefieran abstenerse de las informaciones, para alegar desconocimiento, creyendo así que si no sabe no necesita cumplir. La Educación Ambiental puede generar un diferencial competitivo, pues puede construir y administrar el relacionamiento con el medio ambiente de manera mucho más eficiente y eficaz. Para eso, es necesario conocer y definir una estrategia de integración entre hombre y Naturaleza. Así, se buscó llevar más esclarecimientos y conocimientos para los agricultores de este municipio, sobre legislación ambiental, la aplicabilidad del nuevo Código Forestal Brasileño, calidad del agua, sustentabilidad en el campo a través de talleres y del PRONATEC Campo, com ayuda de instituciones. Fue posible observar con este trabajo que el conocimiento sobre la legislación ambiental en el grupo precisa recibir más informaciones de como tratar las aguas de utilización humana que necesitan de tratamiento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22722
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_57.pdf5,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.