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Título: Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: um diagnóstico na Escola Presidente Castelo Branco, Salvador, BA
Autor(es): Sampaio, Patrícia Léa
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Conscientização
Meio ambiente e crianças
Proteção ambiental - Participação do cidadão
Awareness
Environment and children
Environmental protection - Citizen participation
Data do documento: 21-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SAMPAIO, Patrícia Léa. Educação ambiental nas escolas de ensino fundamental: um diagnóstico na Escola Presidente Castelo Branco, Salvador, BA. 2015. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como campo de pesquisa a Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental tendo como estudo investigativo e exploratório a Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na comunidade do Uruguai, na Avenida São Roque, no subúrbio de Salvador. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o nível de preocupação da direção da escola e a percepção ambiental dos alunos e professores, buscando contribuir para a formação de cidadãos conscientes a partir de projetos realizados. Os dados foram coletados diretamente no público alvo, com embasamento na teoria analisada a esse respeito.Ao final constatou-se que na escola pesquisada a Educação Ambiental é integrada de forma interdisciplinar no currículo escolar e que a maioria dos docentes e discentes tem percepção acerca da problemática ambiental e da importância do trato dessas questões nos espaços micro e macro da Escola. A consciência e consequentemente a mudança de comportamentos em relação ao meio ambiente, são, hoje, fatores primordiais para a melhoria da qualidade de vida de todos. Neste sentido, a Educação Ambiental vem se destacando, por ser uma ferramenta ao alcance de uma grande parcela da sociedade. Acredita-se que a obrigatoriedade da inclusão do debate ambiental em todos os níveis nas escolas brasileiras (públicas e privadas), de forma critica e transformadora é uma estratégia proeminência na mudança de atitudes e comportamentos, gerando cidadãos consciente, participativo e responsável com valores sociais e econômicos voltados a preservação do meio ambiente.
Abstract: This work was field research Environmental Education in Elementary Education Schools taking as an investigative and exploratory study Municipal School President Castelo Branco, located in the Uruguayan community in San Roque Avenue in the suburb of Salvador. The overall objective of the research was to evaluate the level of concern of school management and the environmental awareness of students and teachers, seeking to contribute to the formation of concerned citizens from projects realizados.Os data were collected directly from the target audience, with basis in theory analyzed this final respeito.Ao was found that in school researched environmental education is integrated in an interdisciplinary way in the school curriculum and that the majority of teachers and students has perception of environmental issues and the importance of addressing these issues in micro spaces and macro School. Consciousness and consequently behavior change in relation to the environment, are today key factors for improving the quality of life for all. In this sense, environmental education has been increasing, as a tool to reach a large portion of society. It is believed that the mandatory inclusion of the environmental debate at all levels in Brazilian schools (public and private), so critical and transformative is a prominent strategy in changing attitudes and behaviors, generating citizens aware, participatory and responsible with social values economic and aimed at preserving the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22780
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