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dc.creatorFacin, Karine Bürgel
dc.date.accessioned2020-11-25T14:40:35Z-
dc.date.available2020-11-25T14:40:35Z-
dc.date.issued2018-08-18
dc.identifier.citationFACIN, Karine Bürgel. Desenvolvendo a cidadania ambiental por meio de oficinas durante o percurso formativo dos estudantes da escola de educação básica Mater Dolorum. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22813-
dc.description.abstractThis work had the theme of environmental education and how environmental citizenship is being developed in the students’ training course, since one of the cross cutting themes that must be worked throughout the country is environmental education itself, since the environment comes every year. And it is necessary that young people take a more critical look at the subject, highlighting local problems that they have greater possibilities of intervention. Many are the documents that bring proposals for this development such as national curricular parameters (ncps), the national education guidelines and bases (ldb) and the curricular proposal of santa catarina. In order to analyze if the methodologies used today are being productive, a descriptive research was carried out using a sample of 98 students from the third year of high school from e.e.b. Mater dolorum, in capinzal, santa catarina, who conducted an introductory questionnaire and after that, two workshops to be evaluated to where environmental education developed a more delicate look at sócio-environmental and sustainable issues. After the planning workshops of a city and on the tripod of sustainability, a discussion thread was held to analyze the issues raised by the students. The analyzes show that more detailed work is still needed on these subjects, since many students still have many doubts and little interest in the subjects discussed. Still, it is necessary new strategies that interest the interest, such as the use of dynamics, visits and practical classes. And, that teachers and school community are attentive and develop in a dynamic and differentiated way environmental issues that promote an integral formation of the individual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino de primeiro graupt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSchool childrenpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleDesenvolvendo a cidadania ambiental por meio de oficinas durante o percurso formativo dos estudantes da escola de educação básica Mater Dolorumpt_BR
dc.title.alternativeDeveloping environmental citizenship through workshops during the formative course of the students of Mater Dolorum school of basic educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a educação ambiental e a discussão de como está sendo desenvolvida a cidadania ambiental no percurso formativo dos estudantes, visto que a educação ambiental (ea) é um dos temas transversais que devem ser trabalhados em todo o país. O meio ambiente vem sendo cada vez mais degradado e é necessário que os jovens tenham um olhar mais crítico sobre o assunto, destacando principalmente os problemas locais que possuem maiores possibilidades de intervenções. Muitos são os documentos que trazem propostas para este desenvolvimento como os parâmetros curriculares nacionais (pcn), a lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldb) e a proposta curricular de santa catarina. Para analisar se realmente está sendo produtivo as metodologias utilizadas, foi realizado uma pesquisa descritiva utilizando uma amostra de 98 alunos do terceiro ano do ensino médio da escola de educação básica mater dolorum, em capinzal, santa catarina, que realizaram um questionário introdutório e após isso, duas oficinas para poder ser avaliado até onde a educação ambiental desenvolveu um olhar mais delicado a questões socioambientais e sustentáveis. Após as oficinas de planejamento de uma cidade e sobre o tripé da sustentabilidade foi realizado uma roda de conversa para análise das questões levantadas pelos educandos. As análises mostram que ainda é necessário um trabalho mais minucioso sobre estes assuntos, pois muitos educandos ainda possuem muitas dúvidas e pouco interesse pelos assuntos abordados. Ainda, é necessário novas estratégias que agucem o interesse para esse tema, como exemplo o uso de dinâmicas, visitas e aulas práticas. Também, que professores e comunidade escolar estejam atentos e desenvolvam de maneira dinâmica e diferenciada questões ambientais que promovam uma formação integral do indivíduo.pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.degree.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.contributor.referee1Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.contributor.referee2Costa, Michelle Budke
dc.contributor.referee3Giona, Renata Mello
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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