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Título: Os eco-programas da televisão brasileira e sua contribuição para a fomentação da educação ambiental
Autor(es): Andrade, Deise Jane Silva de
Orientador(es): Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
Palavras-chave: Comunicação
Comunicação de massa e educação
Educação ambiental - Legislação
Communication
Mass media and education
Environmental education - Law and legislation
Data do documento: 25-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Deise Jane Silva de. Os eco-programas da televisão brasileira e sua contribuição para a fomentação da educação ambiental. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: As políticas públicas para Educação Ambiental destacam a contribuição essencial dos meios de comunicação de massa. A Lei Federal 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, prevê a todos o direito a educação ambiental, cabendo aos veículos de comunicação colaborar na disseminação de informação e práticas educativas sobre o meio ambiente e incorporando a dimensão ambiental em sua programação. Sendo assim, o presente trabalho procura analisar o potencial dos veículos de comunicação, em especial os programas de televisão - a que chamo de Eco-Programas, na difusão e fomentação da educação ambiental. Ou seja, este trabalho faz uma análise da Educação Ambiental sob a perspectiva da comunicação ambiental no mundo globalizado.
Abstract: Public Policies for Environmental Education highlight the essential contribution of the mass media. The Federal Law 9,795 /99, establishing the National Policy for Environmental Education, provides for the right of all the environmental education, which is responsible for communication vehicles cooperate in the dissemination of information and educative practices on the environment and incorporating the environmental dimension into their programming. Thus, the present study seeks to analyze the potential of communication vehicles, in particular the TV programs - which I call Eco-Programs -, in the dissemination and promotion of environmental education. In other words, this work is an analysis of Environmental Education from the perspective of environmental communication in a globalized world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22887
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