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Título: Gestão estratégica de pessoas no Setor Público: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Paranavaí - PR
Autor(es): Jabur, João Bruno Navarro Fernandes
Orientador(es): Dondoni, Paulo Cezar
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Recursos humanos
Serviço público - Administração de pessoal
Administração municipal
Strategic planning
Human resources
Civil service - Personnel management
Municipal government
Data do documento: 16-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: JABUR, João Bruno Navarro Fernandes. Gestão estratégica de pessoas no setor público: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Paranavaí - PR. 2013. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: No decorrer da história, o poder público – o Estado - foi submetido a uma posição de inércia frente às necessidades sociais, abrindo mão da exclusividade na posição de protagonista frente às políticas públicas, passando a desenvolver parcerias com a sociedade civil. Esse desgaste no setor público reflete na sua credibilidade com a população que, condicionada pela eficácia dos modelos propostos pelo privado - o mercado, passa a exigir qualidade na prestação do serviço público. Nesse cenário, evidencia-se a gestão estratégica de pessoas, capaz de intervir no principal recurso organizacional: as pessoas, que, motivadas, permitem criar valor real no atendimento do setor público. Diante do exposto, o presente artigo se propõe a identificar as estratégias de gestão de pessoas que refletem na qualidade do serviço prestado pelos servidores municipais de Paranavaí-PR. Esse estudo se caracteriza como exploratório e qualitativo, valendo-se de pesquisa de campo, e buscou levantar no setor de recursos humanos entre os servidores públicos e documentos pertinentes à existência dessas estratégias e sua aplicabilidade, deparando-se com ações aleatórias, as quais devidamente planejadas poderiam ser mensuradas e estipuladas metas e indicadores necessários para uma análise mais precisa no que se refere à satisfação dos servidores públicos municipais.
Abstract: Throughout history, the government - the State - was submitted to a position of inertness to social needs, giving up exclusivity at starring position on public policies, developing partnerships with civil society. This deterioration in the public sector reflects on its credibility with the population, conditioned by the effectiveness of the models proposed by private - the market, that begins to demand quality in public service delivery. In this scenario, stands out the people management strategy, that is capable of intervening in the main organizational resource: people, who, motivated, allow to create real value in attending the public sector. Bases on the above considerations, this article aims to identify the people management strategy that reflect the quality of service provided by municipal servants from Paranavaí - PR. This study is characterized as exploratory and qualitative, using field research, and tried to raise in the human resources sector among public servants and documents relevant to the existence of these strategies and their applicability, coming accross random actions, which duly planned could be measured and established targets and indicators needed for a more precise analysis regarding the satisfaction of servants government employees.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22919
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