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Título: Análise sobre a institucionalização dos polos de apoio presencial, do Sistema Universidade Aberta do Brasil, à luz da teoria sobre redes públicas de cooperação federativa
Autor(es): Barros, Kelly Jane Loura
Orientador(es): Santos, Gilson Ditzel
Palavras-chave: Ensino à distância
Universidades e faculdades públicas
Educação aberta
Distance education
Public universities and colleges
Open learning
Data do documento: 23-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BARROS, Kelly Jane Loura. Análise sobre a institucionalização dos polos de apoio presencial, do Sistema Universidade Aberta do Brasil, à luz da teoria sobre redes públicas de cooperação federativa. 2014. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o processo de institucionalização dos Polos de Apoio Presencial, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), à luz da teoria sobre Redes Públicas de Cooperação Federativa. Pretende-se apresentar a importância da institucionalização, suas dificuldades de implementação e sua influência na melhoria da governança das Redes Públicas Federativas. Nesse sentido, os componentes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), são apresentados, destacando-se a importância dos Polos de Apoio Presencial, em regra, localizados e geridos nos municípios. Em seguida, o referido sistema é caracterizado como exemplo de rede pública de cooperação federativa do campo: Estado e Políticas Públicas. E, por fim, o processo de institucionalização dos Polos de Apoio Presencial, no âmbito dos municípios, é analisado à luz da teoria sobre Redes Públicas de Cooperação Federativa, para se propor uma reflexão sobre a melhoria na governança deste tipo de rede, para que padrões mínimos de qualidade sejam estabelecidos e concretizados no Sistema UAB. A governança das redes do Sistema UAB, no âmbito dos municípios, pode apresentar grandes disparidades entre si, capaz de prejudicar a qualidade que se pretende na oferta da Educação a Distância, motivo pelo qual esta pesquisa aponta para novas interpretações sobre a temática. Os resultados e discussões obtidos abordando a temática da Institucionalização dos Polos de Apoio Presencial, no Sistema UAB, são pautados nos procedimentos de pesquisa documental, bibliográfica e sistematização de experiências vivenciadas pela autora, na modalidade a distância, no período de 2007 a 2014.
Abstract: This research aims to analyze the process of institutionalization of the Centers for Classroom Support of Open University System of Brazil (UAB), in light of the theory of Federal Public Cooperation Networks. It seeks to present the importance of institutionalization, their difficulties in implementation and its influence on improving governance in Public Networks Federations. In this sense, the components of the Open University System of Brazil (UAB) are presented, highlighting the importance of the Centers for Classroom Support, as a rule, located and operated in municipalities. Then that system is characterized as an example of public federative cooperation of the type: Status and Public Policy. And finally, the process of institutionalization of the Centers for Classroom Support at municipal level, is examined in the light of the theory of Federal Public Cooperation Networks, to propose a reflection on improving the governance of this type of network, so that minimum quality standards are established and implemented in UAB system. The governance of the networks of the UAB System, within the framework of municipalities, can present large disparities between themselves, capable of damaging the quality that if you want to offer in Distance Education, for which reason this research points to new interpretations on the theme. The results obtained and discussions addressing the issue of institutionalization of the Centers for Classroom Support System at UAB, are guided procedures of documentary research, bibliographic and systematization of experiences lived by the author, in the distance, in the period 2007-2014.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22928
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