Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22933
Título: Gerenciamento de projetos: a importância da implantação de escritório de projetos para a gestão pública
Título(s) alternativo(s): Project management
Autor(es): Trindade, Anoenes Batista da
Orientador(es): Follmann, Neimar
Palavras-chave: Administração de projetos
Administração pública
Planejamento estratégico
Project management
Public administration
Strategic planning
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: TRINDADE, Anoenes Batista da. Gerenciamento de projetos: a importância da implantação de escritório de projetos para a gestão pública. 2013. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Este estudo apresenta uma abordagem da questão da importância da implantação de um escritório de projetos, com foco na administração de algumas organizações públicas, tais como uma universidade de Ensino Superior e Secretarias de Estado. Discute os conceitos de gestão de projetos, bem como suas aplicações e relações com a administração de uma forma geral. Apresenta conceitos de tipologias de escritórios e estruturas com enfoque em projetos. Trata das questões relacionadas às dificuldades da definição e implantação. Caracteriza a utilização de ferramentas e técnicas voltadas à obtenção de melhores resultados, evidenciando os processos envolvidos em cada etapa do desenvolvimento de um projeto de maneira a reduzir custos e maximizar ganhos. Complementado por uma pesquisa literária fundamentada em um estudo de caso acerca da implantação de escritório de projetos em uma Universidade de Ensino Superior da rede pública. Traz como resultado do estudo um panorama das implantações e aspectos funcionais inerentes à Gerência em Projetos na Administração Pública.
Abstract: This study presents an approach to the importance of implementing a project office , focusing on the management of some public organizations , such as a University of Higher Education and State Departments . Discusses the concepts of project management as well as its applications and relations with the administration in general . Introduces concepts of types of offices and structures with a focus on projects . Deals with issues related to the difficulties of definition and implementation . It features the use of tools aimed at obtaining better results technical , evidencing the processes involved in each stage of development of a project in order to reduce costs and maximize gains . Complemented by a literature search based on a case study about the implementation of the project office in a University of Higher Education of the public . Brings as a result of the study an overview of deployments and functional aspects inherent in Project Management in Public Administration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22933
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_III_2014_03.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.