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Título: Políticas públicas na educação profissionalizante do município de Paranavaí - PR
Autor(es): Cruz, Denise Ruiz da
Orientador(es): Carvalheiro, Elizângela Mara
Palavras-chave: Política pública
Ensino profissional
Administração pública
Public policy
Professional education
Public administration
Data do documento: 17-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CRUZ, Denise Ruiz da. Políticas públicas na educação profissionalizante do município de Paranavaí - PR. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Diante da desigualdade e exclusão social, a política pública de educação profissionalizante surge como uma aliada para o desenvolvimento educacional do município de Paranavaí - PR. Com isso, é preciso que tais políticas sejam ampliadas de forma a prover um maior resultado positivo da população e do mercado de trabalho. Portanto, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar o desenvolvimento e a aplicação das Políticas Públicas voltadas para a educação profissionalizante ofertadas no município de Paranavaí (PR) como instrumento de desenvolvimento educacional. Apresenta-se também no referencial teórico deste trabalho metodologias de aplicabilidade das políticas públicas educacionais. A pesquisa caracterizou-se com descritiva de abordagem quantitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado com alunos de uma unidade de ensino da cidade. Investigou-se qual o perfil dos usuários dessas políticas e qual a perspectiva dos mesmos em relação à educação profissionalizante. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram que a maior parte dos entrevistados acredita na educação profissionalizante como uma ponte para o mercado de trabalho e como o fim da desigualdade social.
Abstract: Toward of the inequality and social exclusion, the public policy from vocational education arises as an allied to the educational development of Paranavaí city from Paraná (PR). Therewith, it is necessary that such policies to be expanded in order to provide a greater positive result of the population and the labor market. Therefore, the aim of this work of completion of the course is to analyze the development and implementation of public policies geared to vocational education offered in city of Paranavaí from Paraná (PR) as a tool for educational development. It also presents the theoretical frame of this work, methodologies of applicability from educational public policies. The research was characterized with descriptive quantitative approach. The survey instrument used was the questionnaire applied to students in a teaching unit of the city. It was investigated the profile of the users of these policies and which is their prospect in relation to vocational education. The results obtained in this research show that most interviewed believe in vocational education as a bridge to the labor market and as the end of social inequality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22960
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