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Título: Satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores da Rede Pública Municipal de São Bernardo do Campo - SP: uma busca incessante e necessária
Título(s) alternativo(s): Satisfaction and quality of life in the work of the Municipal teachers of São Bernardo do Campo - SP: an incessant and necessary search
Autor(es): Radin, Angelina
Orientador(es): Aguiar, Audrey Merlin Leonardi de
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Servidores públicos
Professores - Satisfação no trabalho
Quality of work life
Public officers
Teachers - Job satisfaction
Data do documento: 28-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RADIN, Angelina. Satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores da Rede Pública Municipal de São Bernardo do Campo - SP: uma busca incessante e necessária. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores da rede municipal de São Bernardo do Campo – uma busca incessante e necessária. Os objetivos do estudo foram identificar elementos que podem interferir na satisfação e qualidade de vida dos professores da rede pública de São Bernardo do Campo, verificar, segundo a percepção dos docentes, se os diferentes elementos elencados interferem na sua satisfação e qualidade de vida no trabalho e analisar quais elementos possuem impactos positivos e quais os que impactam negativamente para a percepção de satisfação e qualidade de vida no trabalho dos professores.Este estudo foi abordado com o propósito de alertar gestores das escolas para que repensem sobre o trabalho do professor e invista em projetos que viabilizem alternativas na expectativa de, se não acabar com o problema, minimize-os para que todos sejam contemplados com profissionais mais satisfeitos e, órgãos públicos, para que durante a elaboração de políticas públicas reflitam mais sobre esses profissionais, construindo melhores condições físicas e psíquicas para um bom desenvolvimento neste trabalho que o professor realiza tão importante para o desenvolvimento da comunidade e conseqüente de uma nação com pessoas mais preparadas para enfrentar um mercado de trabalho e a própria vida em sociedade. Foi realizado um levantamento da situação educacional no país e na cidade em questão. Levantamos conceitos importantes para um melhor entendimento do que é gestão pública, o que é qualidade, o que é satisfação e seus condicionantes motivacionais. A qualidade de vida no trabalho foi abordada com grande destaque para Walton e os oito fatores por ele apresentados. A hierarquia das necessidades de Maslow também foi citada no estudo. Existe também uma amostragem do local onde se situa o grupo de professores entrevistado. Item importante para uma análise profunda do trabalho realizado perante a comunidade e se a mesma colabora com o trabalho dos professores. Um questionário foi aplicado com um grupo de professores da rede municipal supra citada. As questões contidas nesse questionário utilizou como parâmetro os fatores para a qualidade de vida levantados por Walton. Esse questionário foi respondido individualmente. Um levantamento de dados pessoais traz uma idéia do quadro de professores. Foram levantadas as condições de trabalho, compensação justa, o uso de desenvolvimento e capacidades, as oportunidades de crescimento e segurança, a integração social na organização, o trabalho e espaço total de vida e a relevância social da vida no trabalho. As respostas nos trazem aspectos relevantes para a contribuição de uma satisfação no trabalho e qualidade de vida para esses profissionais. As respostas nos trazem aspectos relevantes para a contribuição de uma satisfação no trabalho e qualidade de vida para esses profissionais. Devido as constantes mudanças no ambiente de mercado, no mundo trabalho, na sociedade com inversões de valores e a cobrança que tudo isso traz para a área da educação e também o surgimento de inovações tecnológicas e organizacionais, tem surgido a necessidade de reavaliar as questões referentes à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é irrelevante este e outros trabalhos que surgirão no meio acadêmico para que se compreenda que a escola é essencialmente um trabalho coletivo. E esse trabalho realizado com a troca de experiências, o debate franco, políticas educacionais e o projeto político pedagógico e a execução dessas políticas e projeto teremos uma educação de qualidade para todos.
Abstract: This work had as its theme the satisfaction and quality of work life of teachers in the municipal São Bernardo do Campo - a relentless and necessary search. The study objectives were to identify factors that may interfere with the satisfaction and quality of life of teachers in public schools in São Bernardo do Campo, verify, as perceived by the teachers, the different elements listed interfere in your satisfaction and quality of work life and analyze which elements have positive impacts and which impact negatively to the perception of satisfaction and quality of work life of teachers. This study was approached with the purpose of alerting managers of schools to rethink about the teacher's work and invest in projects that allow alternatives in anticipation of, if not end the problem, minimize them so that all are covered with more satisfied professionals and public agencies, so that during the development of public politics reflect more about these professionals, building better physical and mental conditions for a successful development in this work that the teacher performs so important to community development and the consequent of a nation with more people prepared to face a labor market and life in society. A survey was conducted of the educational situation in the country and in the city in question. Raised important for a better understanding of what public management, what quality, what is your satisfaction and motivational concepts constraints. The quality of work life was discussed with great emphasis on Walton and the eight factors presented by him. The hierarchy of needs Maslow was also cited in the study. There is also a sample of where the interview teacher group is located. Item important for a thorough analysis of the work done in the community and whether it contributes to the work of teachers. A questionnaire was administered to a group of teachers from the municipal network mentioned above. The questions contained in this questionnaire the factors used as a parameter for the quality of life raised by Walton. This questionnaire was answered individually. A survey of personal data provides an idea of the faculty. Working conditions, fair compensation, the use and development of skills, opportunities for growth and security, social integration in the organization, work and overall living space and the social relevance of work life were raised. The answers bring the relevant aspects of the contribution of a job satisfaction and quality of life for these professionals. The answers bring the relevant aspects of the contribution of a job satisfaction and quality of life for these professionals . Due to the constant changes in the market environment, in the workplace, in society with reversals and recovery values that all this brings to the field of education and also the emergence of technological and organizational innovations, has arisen the need to reassess the issues concerning the Quality of Work Life ( QWL ) is irrelevant this and other works that will arise in academia in order to understand that school is essentially a collective work . And that work with the exchange of experiences, frank discussion, educational policies and pedagogical policy design and implementation of these policies and we will design a quality education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22967
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