Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23061
Título: A influência das condições físicas de trabalho na (des)motivação dos servidores: um estudo de caso na Secretaria de Comunicação do município de Santana de Parnaíba - SP
Autor(es): Siqueira, Sâmia Daniele Silva
Orientador(es): Pastro, Ivete Inês
Palavras-chave: Motivação no trabalho
Satisfação
Comportamento organizacional
Ambiente de trabalho
Servidores públicos
Employee motivation
Satisfaction
Organizational behavior
Work environment
Public officers
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SIQUEIRA, Sâmia Daniele Silva. A influência das condições físicas de trabalho na (des)motivação dos servidores: um estudo de caso na Secretaria de Comunicação do município de Santana de Parnaíba - SP. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma temática quanto o comportamento dos indivíduos dentro do seu ambiente de trabalho, levando em consideração a influência das condições físicas de trabalho na (des)motivação e motivação da Secretaria de comunicação do Município de Santana de Parnaíba. Conceitos sobre condições de trabalho, organizações públicas, motivação, as teorias motivacionais e a desmotivação são elencados, propiciando a pesquisa uma fundamentação teórica e conectando o indivíduo, a organização e as relações. A conclusão é realizada com uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário, que possibilitou identificar como os servidores percebem as condições de seu ambiente de trabalho, quais aspectos dessas condições de trabalho promovem a desmotivação dos servidores e quais aspectos dessas condições de trabalho promovem a motivação dos servidores.
Abstract: This research presents an issue as the behavior of individuals within the workplace, taking into account the influence of the physical working conditions in the (de) motivation and motivation of the Department of Communication of the municipality of Santana de Parnaíba. Concepts about working conditions, public organizations, motivation, motivational theories and demotivation are listed, providing a theoretical basis for the research and connecting the individual, organization and relationships. Completion is performed with a quantitative survey, using a questionnaire, which enabled us to identify how servers realize the conditions of their work environment, which respects these working conditions promote the demotivation of the servers and which aspects of these working conditions promote motivating servers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23061
Aparece nas coleções:PB - Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_GP_lV_2014_14.pdf522,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.