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dc.creatorGiacomini, Taize
dc.date.accessioned2020-11-25T20:10:55Z-
dc.date.available2020-11-25T20:10:55Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationGIACOMINI, Taize. Trabalhadores haitianos em Pato Branco - PR: desafios para a inserção social, educacional e linguística. [2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015].pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23117-
dc.descriptionTrabalho aceito no 6º ESCOCITE.BR TECSOC - VI Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - 2015pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.subjectTrabalhadores estrangeirospt_BR
dc.subjectEmployees - Social aspectspt_BR
dc.subjectSocial mobilitypt_BR
dc.subjectForeign workerspt_BR
dc.titleTrabalhadores haitianos em Pato Branco - PR: desafios para a inserção social, educacional e linguísticapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar as razões que desencadearam a mobilidade espacial de trabalhadores haitianos para a região sudoeste do Paraná, na atualidade. Além disso, buscou verificar como se dá o processo de inserção social, educacional e linguística desses trabalhadores na cidade de Pato Branco. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo exploratória. A pesquisa bibliográfica envolveu conceitos e discussões sobre trabalho (ALBORNOZ, 2000; MARX, 1983; SAVIANI, 2002), mobilidade espacial da força de trabalho na sociedade capitalista (FREITAS, 2009), preconceito (CROCHÍK, 2006), entre outros. Em relação à pesquisa de campo exploratória: 1) escolhemos a empresa da cidade que mais emprega esses trabalhadores para a aplicação de questionários orais e escritos, destinados aos dirigentes, aos haitianos e brasileiros que ali trabalham; 2) realizamos entrevistas com a população patobranquense, de modo geral, sem especificação de público, faixa etária, classe social, envolvendo aleatoriamente pessoas da comunidade local; 3) levantamos dados junto à Secretaria Municipal de Educação de Pato Branco e em escolas que possuem alunos haitianos. Os resultados demonstram que os haitianos passaram a vir para o Brasil em 2010, quando o país foi devastado por uma catástrofe natural. Assim, vieram em busca de emprego, moradia e de melhores condições de vida. No entanto, apresentam dificuldades para se comunicar em língua portuguesa e para se relacionar com a comunidade local. Nesse sentido, algumas empresas e igrejas passaram a disponibilizar gratuitamente aulas de idioma e cultura brasileira. Os educadores sentem dificuldades no processo de ensino-aprendizagem por se tratar de um contexto inovador e desafiador. Em relação à questão social, os haitianos estão sendo alocados em diversos bairros da cidade, e aos poucos se adaptando com a cultura e os costumes locais. Alguns deles já se casaram aqui, bem como outros já tiveram filhos pato-branquenses/paranaenses. Contudo, andam sempre em grupos, entre si. Quanto à população da cidade e a sua relação com estes trabalhadores, notouse que há um acentuado preconceito em relação à cor, ao comportamento, e em especial, quanto à presença destes trabalhadores em Pato Branco-PR.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernartt, Maria de Lourdes
dc.contributor.referee1Não consta
dc.contributor.referee2Não consta
dc.contributor.referee3Não consta
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Letras: Linguagem e Sociedade: olhares transversaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

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