Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2313
Título: As concepções dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo de ligações químicas: uma análise nos livros didáticos através da prática educacional do SESI/PR
Título(s) alternativo(s): The conceptions of the students of the high school on the contente of chemical links: na analysis in didactic books through the educational practice in SESI/PR
Autor(es): Espanhol, Evandro
Orientador(es): Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva
Palavras-chave: Ligações químicas - Estudo e ensino
Livros didáticos
Aprendizagem
Trabalho de grupo na educação
Prática de ensino
Química - Estudo e ensino
Ciência - Estudo e ensino
Chemical bonds - Study and teaching
Textbooks
Learning
Group work in education
Student teaching
Chemistry - Study and teaching
Science - Study and teaching
Data do documento: 12-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ESPANHOL, Evandro. As concepções dos alunos do ensino médio sobre o conteúdo de ligações químicas: uma análise nos livros didáticos através da prática educacional do SESI/PR. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar as concepções alternativas dos alunos de Ensino Médio que usam como referência os livros do Plano Nacional do Livro Didático de Química - PNLD, vigentes no ano de 2016, abordando a temática de ligações químicas, através de uma prática educacional por oficinas e trabalho em equipe. Os resultados desta avaliação orientaram a tabulação dos dados, que foram confrontados com um teste aplicado após o ensino e aprendizagem usando os livros didáticos. A intervenção foi realizada em quatro turmas de Ensino Médio que apresentavam estudantes interseriados e no mesmo nível de conhecimento. Cada turma recebeu um livro vigente do PNLD 2016 durante o bimestre, para estudos sobre as ligações químicas. Verificou-se que os alunos apresentaram confusões entre ligação iônica e covalente, estabilidade das substâncias na formação do octeto, dificuldades na visualização tridimensional das moléculas, observação sobre os eventos do nível observável microscópico e dificuldades na representação das ligações químicas. Concluiu-se também, que os alunos apresentam dificuldades na identificação dos íons formados pelos átomos quando a ligação iônica acontece. Pelos resultados obtidos, percebeu-se que, nos quatro livros do PNLD aplicados no ensino e aprendizagem deste conteúdo químico, os alunos obtiveram resultados significativos de aprendizagem, porém todas as turmas apresentaram concepções alternativas, após os estudos realizados através dos livros. Por fim, com a realização deste trabalho, foi disponibilizada uma sequência didática, apresentando aulas, definindo um procedimento encadeado de passos para tornar mais eficiente o processo de aprendizado dos alunos e pretendendo contribuir com a reflexão e o trabalho dos docentes no Ensino de Química.
Abstract: The present research aimed to investigate the alternative concepts of High School students who use as reference for his/her studies books of the 2016’s NPDB (National Plan for Chemistry workbooks) approaching the theme of ‘chemical bounding’ through a workshop educational practice and group work. The results of this evaluation guided the tabulation of data, which were faced with a test applied after teaching and learning using textbooks. The intervention was conducted in four high school classes that presented interserial students and the same level of knowledge. Each class received a current book from NPDB 2016 during the Bimaster, for studies on chemical bonds. It was found that the students presented confusion between ionic and covalent bonding, stability of the substances in the formation of the octet, difficulties in the three-dimensional visualization of molecules, observation about the events of the microscopic observable level and difficulties in the representation of the chemical bonds. It was also concluded that students have difficulties identifying the ions formed by the atoms when the ionic connection happens. By the results obtained, it was noted that in the four books of the NPDB applied in the teaching and learning of this chemical content, students obtained significant learning results, but all the classes presented alternate concepts after the studies conducted through the books. Finally, with the realization of this work, a didactic sequence was made available, presenting lessons, defining a procedurechained steps to make the pupils ' learning process more efficient and intend to contribute to the reflection and work of teachers in chemistry teaching.
Descrição: Acompanha: Sequência didática: ligações químicas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2313
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Espanhol, Evandro_2017.pdf2,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Espanhol, Evandro_2017_1.pdf6,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons