Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23254
Título: Análise de eficiência operacional e custos de produção: um estudo de caso em uma planta industrial frigorífica de frangos
Autor(es): Fernandes, Ronei Henrique
Orientador(es): Bittencourt, Juliana Vitoria Messias
Palavras-chave: Produtividade industrial
Custo industrial
Produção enxuta
Controle de produção
Just-in-time
Industrial productivity
Costs, Industrial
Lean manufacturing
Production control
Just-in-time systems
Data do documento: 21-Mai-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERNANDES, Ronei Henrique. Análise de eficiência operacional e custos de produção: um estudo de caso em uma planta industrial frigorífica de frangos. 2016. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo industrial de abate de frangos de uma empresa de grande porte a partir do pensamento enxuto, que é a base do Sistema Toyota de Produção e assim identificar os fatores que afetam a produtividade e elevam os custos de produção. Para atender este objetivo elaborou-se um estudo de caso abordando o tema eficiência operacional como possível causa dos problemas pesquisados, utilizando-se ferramentas de análise qualitativa, como a análise de fluxo de valor, indicadores de produtividade e análise de custo acumulado por processo. Para realização da análise foram obtidos dados e informações por meio de documentos e registros do processo estudado e posteriormente apresentados através de gráficos e tabelas. Os resultados obtidos através desta análise demonstram que o processo em questão apresenta diversos fatores que afetam a produtividade, entre eles pode-se destacar problemas relacionados a gestão de operações, desbalanceamento entre etapas de produção, utilização desnecessária de recursos que não agregam valor ao produto e falta de controle do processo.
Abstract: This study aims to analyze the manufacturing process of slaughtering chickens in a large company from lean thinking, which is the basis of the Toyota system as well and production to identify the factors that affect productivity and increase production costs. To meet this goal elaborated a case study addressing the issue operational efficiency as a possible cause of the surveyed problems, using qualitative analysis tools such as value stream analysis, indicators of productivity and cost analysis driven by process. To perform the analysis were obtained data and information through documents and records of the studied process and then presented through graphs and tables. Results from this analysis show that the process in question has many factors that affect productivity, among them we can highlight issues related to management operations imbalance between production steps, unnecessary use of resources that do not add value to the product and lack of process control.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23254
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2015_1_16.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.