Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23277
Título: Proposta de um guia para desenvolvimento de produto vegano alimentício, case: hambúrguer vegano congelado
Título(s) alternativo(s): Proposal of a guide for developing vegan food product, case: frozen vegan hamburger
Autor(es): França, Giselle de Lourdes
Orientador(es): Piekarski, Cassiano Moro
Palavras-chave: Veganismo
Produtos novos
Hambúrgueres
Alimentos - Indústria
Veganism
New products
Hamburgers
Food industry and trade
Data do documento: 17-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FRANÇA, Giselle de Lourdes. Proposta de um guia para desenvolvimento de produto vegano alimentício, case: hambúrguer vegano congelado. 2017. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: Com o atual mundo globalizado e a alta incidência de informações diárias, está cada vez mais fácil informar-se e conscientizar-se do meio em que se vive. O presente trabalho buscou desenvolver um guia prático, elucidando as etapas de desenvolvimento de um produto alimentício para pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, aliando-se a praticidade o seu dia-a-dia. O guia foi desenvolvido para um nicho específico de mercado que são os veganos, para tanto fez-se uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa de mercado para conhecer-se seu consumidor caso o produto venha a ser comercializado. Em pesquisa mercadológica constatou-se que 63,15% dos provadores tinham algum conhecimento sobre a cultura vegana; 47,37% já haviam consumido alguma vez um alimento vegano; 89,47% não tinham conhecimento sobre produtos veganos em mercados e 94,74% acharam que seria interessante encontrar alimentos veganos prontos congelados. Obteve-se uma boa aceitabilidade do produto, com mais de 50% dos seus provadores, porém notou-se que há possibilidade de melhorias na sua formulação caso queira se abranger o mercado. Por fim, o objetivo proposto pela monografia foi alcançado, de se desenvolver um guia com etapas específicas para um hambúrguer vegano, podendo ser produzido por pessoas leigas na área alimentícia. Com o produto final, percebeu-se que para uma comercialização faz-se necessário alguns aprimoramentos para uma melhor estrutura do hamburguer. Com os questionários aplicados constatou-se que produtos diferenciados para um público alvo certo estão em falta, o que se torna um bom atrativo para indústrias alimentícias que queiram ser mais competitivas, inovadoras e diversificadas.
Abstract: With the current globalized world and the high incidence of daily information, it is becoming increasingly easier to become aware and aware of the environment in which we live. The present work sought to develop a practical guide, elucidating the stages of development of a food product for people who seek a better quality of life, combining the practicality of their daily life. The guide was developed for a specific market niche that are vegans, for both a bibliographic research, a market research to know its consumer in case the product comes to be commercialized. In market research it was found that 63.15% of the tasters had some knowledge about the vegan culture; 47.37% had ever eaten a vegan food; 89.47% had no knowledge about vegan products in markets and 94.74% thought it would be interesting to find frozen ready vegan foods. There was a good acceptance of the product, with more than 50% of its tasters, but it was noted that there is room for improvement in its formulation if the market is to be covered. Finally, the objective proposed by the monograph was reached, to develop a guide with specific steps for a vegan burger, and could be produced by lay people in the food area. With the final product, it was noticed that for a commercialization it is necessary some improvements for a better structure of the hamburger. With the questionnaires applied it was found that differentiated products for a certain target audience are missing, which is a good attraction for food industries that want to be more competitive, innovative and diversified.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23277
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2016_1_11.pdf883,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.