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dc.creatorLima, Lediane Patrícia Marques de
dc.date.accessioned2020-11-26T11:17:52Z-
dc.date.available2020-11-26T11:17:52Z-
dc.date.issued2013-12-07
dc.identifier.citationLIMA, Lediane Patrícia Marques de. Ferramentas estratégicas para o desenvolvimento da motivação e engajamento dos colaboradores. 2013. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23294-
dc.description.abstractMotivate and engage people are processes that increasingly companies are worrying about. That is, they seek to develop strategies to identify and diagnose problems. To be satisfied and committed to the company, the employees need to feel that contribute to its success. The lack of motivation of employees can affect the productivity of the company, causing various problems. In this line, it is necessary develop motivational factors for employees to develop or encourage their commitment to the organization. Based on the analysis of this scenario, the present study sought to demonstrate that strategic tools well-structured and planned can be indispensable in the development of employee satisfaction, making the company more competitive and productive. This study has a qualitative nature and content covered were extracted from articles, books and websites that cover human resource strategies. Another method used to improve this research was the application of a questionnaire in a small company. Through him, it was possible to find that its employees were totally unmotivated and not engaged with the work. The research starts with a literature review seeking concepts related to the topic and follows with the presentation of the strategic tools for motivation and employee engagement. After surveying these data, it was compared the objective of strategic tools with lack of motivation and employee engagement. It was noticed that it's not possible to motivate anyone, but working motivational aspects. Also it is noted that with commitment, autonomy, recognition, feedback and participatory leadership, employees actually will commit to the company. For the company pointed in this research, the tools coaching and feedback stood out as fundamental in the process of motivation and commitment of its employees. Good leadership is the differential of the strategic tools, because a leader should establish goals and objectives and always give the feedback to their followers so that the team remain motivated and engaged. On this track, it can be concluded that the commitment of employees is one of the determinants factors and it's important to their performance and the company's organizational climate. A motivated team overcomes limits.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleFerramentas estratégicas para o desenvolvimento da motivação e engajamento dos colaboradorespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoMotivar e engajar pessoas são processos que cada vez mais as empresas estão se preocupando. Isto é, elas buscam estratégias para identificar e diagnosticar problemas. Para estarem satisfeitos e comprometidos com a empresa, os funcionários precisam sentir que contribuem com o sucesso dela. A falta de motivação dos colaboradores pode afetar a produtividade da empresa, causando vários problemas. Nessa linha, é necessário desenvolver fatores motivacionais para que os funcionários desenvolvam ou estimulem seu comprometimento com a organização. Com base na análise desse cenário, a presente pesquisa buscou demonstrar que as ferramentas estratégicas bem estruturadas e planejadas podem ser indispensáveis no desenvolvimento da satisfação dos colaboradores, tornando a empresa mais competitiva e produtiva. Esse estudo é de natureza qualitativa e os conteúdos abordados foram extraídos de artigos, livros e sites que abrangem as estratégias de recursos humanos. Outro recurso utilizado para o melhoramento da pesquisa foi a aplicação de um questionário em uma pequena empresa. Através dele foi possível identificar que seus colaboradores estavam totalmente desmotivados e não engajados com o trabalho. A pesquisa inicia-se com uma revisão da literatura buscando conceitos ligados ao tema e segue com a apresentação das ferramentas estratégicas para a motivação e o engajamento dos funcionários. Após o levantamento desses dados, comparou-se o objetivo das ferramentas estratégias com a falta de motivação e engajamento dos colaboradores. Observou-se que não é possível motivar ninguém e sim trabalhar aspectos motivacionais. Também foi possível perceber que com comprometimento, autonomia, reconhecimento, liderança participativa e feedback, os colaboradores realmente se comprometerão com a empresa. Para a empresa apontada nesta pesquisa, as ferramentas coaching e feedback destacaram-se como fundamentais no processo de motivação e comprometimento dos seus funcionários. A boa liderança representa o diferencial das ferramentas estratégicas, pois um líder deve determinar metas e objetivos e sempre dar o feedback ideal para os seus liderados para que a equipe se mantenha motivada e engajada. Nessa esteira, pode-se concluir que o comprometimento do funcionário é um dos fatores determinantes e importante para o seu desempenho e para o clima organizacional da empresa. Uma equipe motivada supera limites.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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