Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23359
Título: Análise de postura: atividade de plantio manual de mudas
Título(s) alternativo(s): Posture analysis: manual planting of seedlings
Autor(es): Droog, André Felipe
Orientador(es): Michaloski, Ariel Orlei
Palavras-chave: Postura humana
Ergonomia
Plantio (Cultivo de plantas)
Mudas
Posture
Human engineering
Planting (Plant culture)
Seedlings
Data do documento: 31-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DROOG, André Felipe. Análise de postura: atividade de plantio manual de mudas. 2018. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Este trabalho analisou a postura de um trabalhador realizando a atividade de plantio de mudas através de uma imagem. As metodologias utilizadas para análises de postura foram os métodos OWAS e o RULA. O resultado obtido através do OWAS demonstrou que é necessárias correções em um futuro próximo, muito semelhante com o resultado do RULA, que resultou na necessidade de realizar uma investigação e uma introdução de mudanças. Também se observou que a postura adotada pelo trabalhador é inadequada, sendo o principal problema postural a coluna curvada com angulo maior que 60º, caracterizando este ângulo como um fator preocupante, podendo resultar em consequências graves para a saúde e integridade física do trabalhador.. Sendo assim, algumas recomendações foram feitas, contribuindo para reduzir os riscos de saúde e bem-estar do trabalhador.
Abstract: This work analyzed the function of a worker performing an activity of planting seedlings through an image. The methodology used for analysis of analysis was the OWAS method. The result was through OWAS demonstrated that it is one of the corrections in the near future, also it was observed that the posture adopted by the worker is inadequate, being the main posture problem the column curved. Therefore, some recommendations have been made, contributing to reduce the health risks of worker welfare.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23359
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseposturaatividadeplantiomudas.pdf655,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.