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Título: Monitoramento da qualidade do ar em áreas de movimentação pública do aeroporto de Londrina - Governador José Richa (SBLO), Paraná, Brasil: análise da legislação brasileira
Título(s) alternativo(s): Air quality monitoring of internal areas from Londrina´s airport - Governor José Richa (SBLO), Paraná, Brazil: brazilian legislation analysis
Autor(es): Matos, Leandro de
Orientador(es): Theodoro, Joseane Debora Peruço
Palavras-chave: Qualidade do ar de interiores
Ar - Controle de qualidade
Ar - Legislação
Aeroportos
Indoor air quality
Air quality management
Air - Legislation
Airports
Data do documento: 14-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MATOS, Leandro de. Monitoramento da qualidade do ar em áreas de movimentação pública do aeroporto de Londrina - Governador José Richa (SBLO), Paraná, Brasil: análise da legislação brasileira. 2020. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: A qualidade do ar tem sido objeto de análise de vários estudos, visto que está diretamente relacionada à saúde respiratória. Um ponto importante deste tema, definido como ar interno, é o ar de ambientes fechados ou semifechados, públicos ou privados, como shoppings, edifícios comerciais e aeroportos. Quando se trata de construções que propiciam ambientes com grande aglomeração de pessoas, é importante que alguns aspectos sejam verificados a fim de garantir uma boa qualidade desse ar. No entanto, uma qualidade do ar interno (QAI) considerada adequada para atendimento de padrões referenciais não é fácil de ser obtida, pois a maioria desses locais depende de refrigeração artificial para manutenção de um conforto térmico, acarretando em quase nenhuma troca com o ar externo. O Brasil dispõe da Resolução 9 ANVISA, de 16 de janeiro de 2003, que visa a garantir uma qualidade aceitável para o ar interno. Neste estudo analisou-se o monitoramento da qualidade do ar interior, nas áreas de movimentação pública do Aeroporto de Londrina -Governador José Richa (SBLO) com enfoque na análise da legislação brasileira a partir de dados semestrais no período de 2017 a 2019. A pesquisa baseou na análise dos dados disponibilizados pela INFRAERO, com verificação do atendimento a legislação nacional. Os resultados apontam um QAI satisfatório para SBLO, e que seus resultados são próximos a de outros aeroportos nacionais. Quando comparamos as exigências da legislação ANVISA a de outros países, notase que é preciso encontrar mecanismos para ampliar nossos estudos e, assim, promover discussões para atualização da legislação brasileira, visando melhorias para garantir a saúde das pessoas que ali circulam.
Abstract: Air quality has been the subject of analysis in several studies, as it is directly related to respiratory health. An important point, defined as indoor air, is the air of closed or semi-closed locations, public or private, such as shopping malls, commercial buildings and airports. When it comes to buildings that provide an environment with large crowds of people, it is important to check some aspects in order to guarantee a good air quality. However, an indoor air quality (IAQ) considered adequate to meet reference standards is not easy to obtain, as most of these places depend on artificial refrigeration to maintain thermal comfort, resulting in almost no exchange with the outside air. In Brazil there is a Resolution (9, from ANVISA, of January 16, 2003), which aims to guarantee an acceptable indoor air quality. This study analyzed the monitoring of indoor air quality in areas of public movement at the Londrina Airport - Governador José Richa (SBLO), focusing on the Brazilian Legislation analysis based on semiannual data from 2017 to 2019. The research centered on the INFRAERO available data analysis with compliance verification of national legislation. The results indicate a satisfactory QAI for SBLO, and are close to those of other national airports. When comparing the requirements of ANVISA 9/2003 legislation to that of other countries, it is noted the necessity to find mechanisms to expand our studies and, thus, promote discussions to update Brazilian legislation, aiming at improvements to guarantee the health of the people who circulate there.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23572
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