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Título: Cozinhar-te: domesticidades e experimentações no III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980)
Título(s) alternativo(s): Cozinhar-te: domesticity and experimentation at the III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980)
Autor(es): Oliveira, Lucas Alves de
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Salão Nacional de Artes Plásticas (3: 1980: Rio de Janeiro, RJ)
Arte brasileira - Séc. XX - Exposições
Culinária na arte
Feminismo e arte
Identidade de gênero na arte
Antropofagia (Movimento literário)
Resistência ao governo - Brasil - História - Séc. XX
Crítica feminista
Art, Brazilian - 20th century - Exhibitions
Cooking in art
Feminism and art
Gender identity in art
Antropofagia (Literary movement)
Government, Resistance to - Brasil - History - 20th century
Feminist criticism
Data do documento: 29-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Lucas Alves de. Cozinhar-te: domesticidades e experimentações no III Salão Nacional de Artes Plásticas (1980). 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a performance/instalação Cozinhar-te, cujo caráter experimental e provocativo tanto se alinha quanto questiona o circuito artístico, cultural e político da época. Idealizada pelo Grupo Cuidado Louças, a obra consiste na apropriação e deslocamento do espaço cozinha para o III Salão Nacional de Artes Plásticas de 1980, onde o coletivo se instalou durante o período expositivo. Entre as facetas exploradas estão o diálogo com o Manifesto Antropofágico, o alinhamento com a resistência à ditadura civil-militar e a potencialidade da performance em representar e questionar as práticas do cotidiano. Interessa, particularmente, refletir sobre o questionamento das fronteiras entre espaços público e privado presente na proposta, a partir da noção de tecnologia de gênero. Como resultado, cabe destacar a afirmação do caráter coletivo de Cozinhar-te mediante a apresentação do Grupo Cuidado Louças e do processo colaborativo da sua execução. Além disso, também aponto para aproximações e distanciamentos entre argumentos existentes na obra e outras produções interessadas em tematizar o espaço doméstico, muitas delas alinhadas à crítica feminista.
Abstract: This research aims to discuss the performance/installation Cozinhar-te, whose experimental and provocative character both aligns and questions the artistic, cultural and political arenas of its time. Conceived by a collective named Grupo Cuidado Louças in 1980, the work consists in the appropriation and displacement of the kitchen space to the III Salão Nacional de Artes Plásticas of 1980, where the group remained during the exhibition period. Its dialogue with the Anthropophagic Manifesto, alignment with the resistance to the civil-military dictatorship and the potential of performance to represent and question everyday practices are some of the work’s facets explored herein. It is particularly interesting to reflect on the questioning of the boundaries between public and private spaces present in the group’s proposal, based on the notion of gender technology. As a result, it is worth highlighting the affirmation of the collective character of Cozinhar-te realized by means of the presentation of Grupo Cuidado Louças and the collaborative process of its execution. In addition, I also point to approximations and distances between arguments existing in the work and other productions interested in thematizing the domestic space, many of which are aligned with feminist criticism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23642
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