Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23666
Título: Correlações entre o trabalho dos técnicos em apicultura e as comunidades rurais pesquisadas da microrregião de São Raimundo Nonato: coconstrução de tecnologias
Título(s) alternativo(s): Correlations between the work of technicians in apiculture and the researched rural communities of the São Raimundo Nonato microregion: coconstruction of technologies
Autor(es): Lobo, Soraya Oka
Orientador(es): Lima Filho, Domingos Leite
Palavras-chave: Apicultores - Formação
Comunidades agrícolas - São Raimundo Nonato (PI)
Ensino técnico - Política governamental
Ensino a distância
Educação para o trabalho
Tecnologia apropriada
Conhecimento e aprendizagem
Compartilhamento
Materialismo histórico
Materialismo dialético
Tecnologia - Aspectos sociais
Beekeepers training
Village communities - São Raimundo Nonato (PI)
Technical educationGovernment policy
Distance education
Career education
Appropriate technology
Knowledge and learning
Sharing
Historical materialism
Dialectical materialism
Technology - Social aspects
Data do documento: 9-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOBO, Soraya Oka. Correlações entre o trabalho dos técnicos em apicultura e as comunidades rurais pesquisadas da microrregião de São Raimundo Nonato: coconstrução de tecnologias. 2020. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho de pesquisa faz parte do Doutorado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva analisar as coconstruções de tecnologias resultantes do trabalho dos técnicos em apicultura formados no Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI) nas comunidades rurais pesquisadas em que vivem e/ou atuam pertencentes à microrregião de São Raimundo Nonato/PI. A partir dos saberes técnicos e científicos apreendidos pela educação profissional, busca-se compartilhá-los com a comunidade rural, como também implantá-los na prática aplicando as novas técnicas de manejo, agregado com os saberes experienciais dos apicultores da região. A Apicultura nos municípios pesquisados vem se destacando na produção e exportação de mel, nos últimos anos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. A pesquisa adota a perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético, apoia-se na análise documental e bibliográfica, entrevistas e questionários com egressos e visitas de campo às comunidades pesquisadas em que se realizam a observação direta e registros fotográficos por meio da técnica da triangulação metodológica (MINAYO, 2005). Para análise da produção dos dados, utiliza-se a técnica de análise de hermenêutica-dialética (MINAYO, 2011), análise por meio da interpretação e no sentido da comunicação entre os atores sociais para a análise da produção dos dados. Organiza-se e fundamenta-se os dados em três categorias analíticas: coconstrução de tecnologias; desafios e impactos manifestados pelos técnicos em apicultura: apropriação das tecnologias pelas comunidades. Constata-se que as ações dos técnicos em apicultura, ao compartilhar conhecimentos técnicos e científicos e conhecimentos experienciais com os apicultores da região, além de serem atuantes como atores sociais transformadores, provocam aumento significativo na produção de mel na região e geram emprego com trabalhadores qualificados no movimento da economia interna da região, além de potencializar a formação humana relacionada com a organização e a produção autônoma dos sujeitos, propiciar reflexões acerca da possibilidade de uma abordagem crítica da tecnologia e de práticas coletivas, mediante um processo interativo de coconstrução de tecnologias sociais. Portanto, nota-se a importância da continuidade do curso técnico em apicultura na EaD. Face a resistência na manutenção da oferta e ampliação de políticas públicas para a materialização do processo educativo nas regiões carentes de formação técnica, argumenta-se em defesa de incentivos para sua continuidade pelas instituições com a respectiva atenção dos gestores educacionais para o atendimento dos interesses mútuos das comunidades e da função social das instituições educacionais.
Abstract: This research work is part of the Interinstitutional Doctorate of the Graduate Program in Technology and Society, of the Federal Technological University of Paraná and of the Federal University of Piauí (UFPI). The objective is to analyze the coconstructions of technologies resulting from the work of technicians in beekeeping trained at Floriano Technical College (CTF/UFPI) in the researched rural communities. Based on the technical and scientific knowledge learned by professional education, we seek to share them with the rural community, as well as to implement them in practice by applying the new management techniques, combined with the experiential knowledge of beekeepers in the region. Beekeeping stands out in the surveyed municipalities, belonging to the micro region of São Raimundo Nonato/PI, in the last years, due to its production and export of honey. It is a qualitative and interpretative research. The research adopts the theoretical-methodological perspective of historical-dialectical materialism, based on documentary and bibliographic analysis, interviews and questionnaires with graduates and field visits to the researched communities where direct observation and photographic records are carried out using the methodological triangulation technique (MINAYO, 2005). For the analysis of data production, the hermeneutic-dialectic analysis technique is used (MINAYO, 2011), analysis through interpretation and in the sense of communication between social actors for the analysis of data production. The data is organized and based on three analytical categories: coconstruction of technologies; challenges and impacts manifested by technicians in beekeeping in the face of the process of appropriation of technologies by communities. It appears that the actions of technicians in beekeeping, by sharing technical and scientific knowledge and experiential knowledge with beekeepers in the region, in addition to being active as transforming social actors, cause a significant increase in honey production in the region and generate employment with skilled workers in the movement of the region’s domestic economy, in addition to enhancing human training related to the organization and autonomous production of subjects, providing reflections on the possibility of a critical approach to technology and collective practices, through an interactive process of co-construction of social technologies. Therefore, it is noted the importance of continuing the technical course in beekeeping in e-learning. In view of the resistance in maintaining the supply and expansion of public policies for the materialization of the educational process in regions lacking technical training, it is argued in defense of incentives for its continuity by the institutions with the respective attention of educational managers to meet mutual interests of the communities and the social function of educational institutions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23666
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicosapiculturcoconstrucaotecnologias.pdf12,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons