Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23700
Título: “A Realidade Salta a Ficção”: a identidade e o caminho do sertanejo em Vidas Secas, Morte e Vida Severina e A Hora da Estrela
Autor(es): Vergani, Aline Carlos Pedreira
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Secas
Histório
Ramos, Graciliano, 1892-1953. Vidas secas
Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999. Morte e vida Severina
Lispector, Clarice, 1920-1977. A Hora da estrela
Brazilian literature
Droughts
History
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VERGANI, Aline Carlos Pedreira. “A Realidade Salta a Ficção”: a identidade e o caminho do sertanejo em Vidas secas, Morte e vida Severina e A hora da estrela. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Por muitos anos, a literatura retrata o caminho percorrido pelo homem do sertão rumo à cidade grande em busca de melhores condições e uma vida longe das aflições da seca. Assim como os historiadores, escritores brasileiros representaram em suas páginas um reflexo, a representação do mundo através de um personagem recorrente: o sertanejo. O objetivo desta monografia é mostrar como esse papel é apresentado em “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, e como esses escritores apresentam a desigualdade social que exclui o sertanejo desde a sua formação até a atualidade.
Abstract: For many years, literature portrays the path taken by the man from the arid hinterland towards the town in search of better conditions and a life away from the woes of drought. Like the historians, Brazilian writers represented in their pages a reflection, the representation of the world through a recurring character: the countryman. The objective of this text is to show how this role is presented in literary works such as “Vidas Secas”, by Graciliano Ramos, “Morte e Vida Severina”, by João Cabral de Melo Neto, and “A Hora da Estrela”, by Clarice Lispector, and how these writers present the social inequality that excludes the countryman from its formation to current days.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23700
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_01.pdf295,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.