Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23731
Título: O Brazil não conhece o Brasil: a violência sexual na ditadura militar brasileira
Autor(es): Waszak, Aline Isabel
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Ditadura - Brasil
Violência em mulheres
Memória - História
Dictatorship - Brasil
Violence in women
Memory - History
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: WASZAK, Aline Isabel. O Brasil não conhece o Brasil: a violência sexual na ditadura militar brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Literatura Brasileira e História Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar os depoimentos contidos no livro “Luta: substantivo feminino” (2010) de mulheres que foram torturadas durante a ditadura militar brasileira. Pretendemos observar estes depoimentos de tortura sob a ótica da violência de gênero, buscando mostrar que, apesar de homens também terem sofrido torturas, a violência contra a mulher apresenta uma especificidade, sendo mais brutal. Para isto, discutiremos sobre a violência de gênero, identificando como estas brutalidades aparecem nos processos de tortura femininos. Buscaremos entender também o porquê do silenciamento a respeito das questões de violência de gênero nos governos ditatoriais, já que ainda existem poucos trabalhos voltados para esta temática nos estudos sobre as ditaduras na América Latina. Acreditamos ser necessário retomar tais depoimentos para discutirmos a impunidade dos crimes cometidos sob o regime militar e a sua relação com a memória que a sociedade tem sobre este período histórico do Brasil, além de repensarmos os meios de prevenção da violência contra a mulher atualmente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23731
Aparece nas coleções:CT - Literatura Brasileira e História Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_LBHN_11_2019_02.pdf250,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.